São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila Belmiro é a vila mais famosa do Brasil?

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

O leitor assíduo bem sabe que, apesar da ascendência italiana, não sou chegada em porcos. Torço pelo Santos F.C., sim senhor, o peixão que agora volta a brilhar depois de um milênio sem chegar lá. Basta dizer que o Campeonato Brasileiro, tal como existe hoje, foi criado em 71 e o Santos nunca venceu o torneio.
A um passo da inédita conquista, o Santos se mostra impecável. Com o ex-atum português Giovanni, que o Palmeiras e o São Paulo querem tascar da Vila Belmiro; com o príncipe Edinho e seu jeitão de "cool cat"; com todo o charme de um timaço. O Santos anda tão simpático que -coisa inédita- até um meu amigo carioca confessou ter torcido pelo peixe na lavada contra o Botafogo.
Muito bem. O Santos é o maior do mundo, é lindo e coisa e tal. Agora, que é um tanto esquisita essa mania dos locutores esportivos de taxarem a Vila Belmiro de "a vila mais famosa do mundo", isso é.
Senão, vejamos: segundo a "Enciclopedia Italiana Treccani", "vila" -ou melhor, a italiana "villa"- era um termo usado pelos antigos romanos para designar "sobretudo a moradia rural, mas também as moradias de bom nível".
Pois não seria a Villa Borghese, o maravilhoso parque romano dos concursos hípicos e do excepcional restaurante Casina Valadier, uma vila igualmente famosa? E a Vila Favorita, em Lugano, na Suíça, que até recentemente abrigou a maior coleção particular de arte do mundo, de propriedade do barão Thyssen? E as dezenas de vilas Medici, que existem nos arredores de Roma e Florença, então? Ainda segundo a "Treccani", durante a Renascença, a família Medici deu grande impulso à construção de vilas. Existem várias espalhadas nas regiões da Toscana e do Lazio. Uma mais bonita do que a outra.
Digamos que esses batráquios desses locutores se limitassem a chamar a Vila Belmiro de "a vila mais famosa do Brasil". Ainda assim, a colocação seria dúbia. Afinal, a Vila Guilherme é citada todos os dias no SBT. E a outra vila de renome dispensa todas as apresentações. É aquela cantada por Noel Rosa, a famosa, a gloriosa Vila Isabel.

Texto Anterior: Cativeiro foi transferido uma hora antes
Próximo Texto: Urbanismo fantástico; Achado; Inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.