São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedido de falências cresce 353% e atinge 1.309 empresas em novembro

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os pedidos de falência bateram novo recorde na cidade de São Paulo em novembro, com aumento de 352,9% em relação a igual período do ano passado.
Dados da Associação Comercial de São Paulo mostram que foram requeridas 1.309 falências no mês. Em novembro de 94, os pedidos atingiram 289 empresas e, em outubro passado, chegou a 1.064.
"Pelo quinto mês consecutivo, o número de falências supera os 1.000 pedidos", afirmou Elvio Aliprandi, presidente da Associação Comercial de São Paulo.
Descontando os últimos cinco meses, o recorde anterior era de fevereiro de 92, com 951 pedidos.
Aliprandi afirma que os pedidos de falência devem continuar altos, apesar das medidas de liberalização do crédito editadas anteontem.
"As medidas do governo são tímidas. Os juros devem continuar altos e o acesso ao crédito não será facilitado", diz.
Para Aliprandi, a inadimplência e as demissões devem continuar atrapalhando o comércio.
Aliprandi conta que as associações comerciais estão solicitando reunião com o ministro Pedro Malan (Fazenda) para discutir saídas para o comércio.
Os dados da associação mostram que os 5.709 pedidos de falência dos últimos cinco meses superam em 34,3% os requerimentos de falências de 1994.
Foram requeridas, ainda, 26 concordatas em novembro, contra 25 de outubro e 34 de setembro. O número representa um crescimento de 189% em relação a igual período de 1994.

Texto Anterior: Oferta de locação residencial deve recuar em 3 anos
Próximo Texto: BC compra dólares e Bolsa paulista sobe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.