São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atividade industrial cresce 4,3% em SP

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O indicador do nível de atividade (INA) da indústria paulista registrou crescimento de 4,3% em outubro em relação ao mês anterior, informou ontem a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
O resultado mostra uma reversão da tendência de queda que vinha caracterizando a atividade industrial desde a introdução das medidas de contenção do consumo pelo governo em março deste ano.
"A expectativa de que estávamos saindo do fundo do poço começa a se confirmar", afirma Boris Tabacof, diretor titular do Departamento de Economia da Fiesp.
Ele atribuiu a reversão da queda à quatro fatores: "desova" de estoques; utilização de recursos externos para financiamento com juros mais favoráveis; redução da inadimplência e superação das dificuldades nos contratos do setor de construção civil.
Segundo o diretor da Fiesp, não se pode ainda falar em retomada do processo de crescimento, apesar do melhor resultado.
Isso porque, disse, os juros ainda continuam muito altos, desestimulando investimentos, e o crédito restrito, inibindo o consumo.
A Fiesp, disse, acredita em estabilidade nos próximos meses. Para a entidade, as medidas de incentivo ao consumo anunciadas anteontem pelo governo ainda são "moderadas" mas representam uma sinalização "positiva".
O INA de outubro continua negativo, porém, em relação ao mesmo mês de 94, registrando queda de 6,8%. Com relação ao pico da atividade industrial este ano, em março, o INA de outubro registra queda de 19%.
As vendas reais da indústria também tiveram resultado positivo em outubro com um crescimento de 1,1% em relação a setembro.
Mas mostra desempenho negativo na comparação com outubro passado (-5,9%) e março deste ano (-21,7%).
(ACS)

Texto Anterior: Aumento de energia é maior em São Paulo
Próximo Texto: Funcionários da Scania aprovam jornada de 40h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.