São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro marca nova fase do basquete

JOÃO HENRIQUE AREIAS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Campeonato Brasileiro de basquete marca o início de uma nova fase na história desse esporte. A partir de janeiro de 1996, as principais equipes do país disputarão uma competição que, esperamos, será marcada por alto nível técnico e qualidade.
Quando a SportLink Marketing Esportivo iniciou seu trabalho junto à Confederação Brasileira de Basquete, no último mês de março, não sabíamos muitas coisas sobre o novo cliente, mas tínhamos, desde o início, a noção de que estávamos diante de um produto de potencial incalculável.
Ao longo desse período, tivemos a chance de acompanhar de perto o dia-a-dia da confederação, tomamos conhecimento da situação da modalidade em relação ao mercado e sentimos, literalmente da beira da quadra, toda a emoção de uma partida de basquete. Aquela noção inicial virou certeza absoluta. Assim, partimos para a elaboração de um projeto que desse a merecida dimensão ao maior evento da modalidade: o Campeonato Brasileiro de basquete.
Tomando como princípio a busca obsessiva pela qualidade, aliamos conceitos fundamentais de organização a estratégias inovadoras de marketing. Trabalhando em conjunto com o departamento técnico da CBB, decidimos pela realização de um campeonato em turno e returno -com playoffs nas fases decisivas- envolvendo 12 equipes.
Dessa forma, pretendemos transformar a disputa em um evento de fácil compreensão para o público e de alto interesse para os patrocinadores. Apresentamos a "mídia integrada", oferecendo aos anunciantes de vídeo a chance de garantir seu espaço também na publicidade estática ao redor da quadra, e buscamos as melhores condições para o trabalho dos veículos de comunicação. Esse esforço foi premiado pela assinatura do contrato de quatro anos com a Globosat, que se transformou na grande parceira do basquete brasileiro em seu processo de profissionalização.
Para chegar ao nível de qualidade e profissionalismo desejado, a CBB está oferecendo aos clubes passagens aéreas, premiação em dinheiro aos destaques individuais e coletivos, além do pagamento das taxas de arbitragem.
Como diferencial, estamos em fase de negociação com empresas de informática para a implantação de um sistema inovador de informações. Através dele, os meios de comunicação receberão dados estatísticos sobre equipes e jogadores, que certamente aumentarão o espaço do basquete na mídia.
Desde a assinatura do contrato com a Globosat, iniciamos uma série de reuniões específicas, objetivando a melhor compreensão do projeto por todos os envolvidos. Até o início da disputa, teremos a chance de discutir a fundo, com clubes, patrocinadores, atletas, árbitros, estatísticos e veículos de comunicação, a melhor forma de estruturar profissionalmente o Campeonato Brasileiro de Basquete.

Texto Anterior: Atlético-MG perde na semifinal da Conmebol
Próximo Texto: Sonho ou pesadelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.