São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Diário' enfoca drogas, mas omite poesia

Adolescentes descem ao inferno em tom de telefilme

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Filme: Diário de um Adolescente
Produção: EUA, 1994, 100 min.
Direção: Scott Kalvert
Elenco: Leonardo Di Capprio, Lorraine Bracco, Marlyn Sokol
Onde: a partir de hoje nos cines Cinearte 1, Olido 1 e circuito

No início de "Diário de um Adolescente" há quatro amigos, sendo três jovens razoavelmente pobres e talentosos jogadores de basquete.
Jogar bem basquete significa, nos EUA, a possibilidade de cursar uma universidade. Mas no meio do caminho aparecem as drogas, ocupando mentes e corpos dos rapazes.
O filme é uma transcrição, com tom de aplicado telefilme, dos diários de Jim Carroll, um dos rapazes que não desenvolveu o seu pendor esportivo. Virou escritor e músico.
Ali estão a razoável pobreza e a intolerância do padre do colégio em que estudam. Ali estão também a adolescência e suas angústias. Um quê de incompreensão familiar completa a trama em que os garotos se enredam.
O filme tem o mérito de não procurar uma explicação conclusiva -com a inevitável moralidade barata- para a questão que atormenta boa parte da humanidade: por que as pessoas se deixam enredar pelas drogas?
Em troca, o diretor Steve Kalvert limita-se a fazer um filme descritivo. Do basquete transita-se para a cocaína. Daí a pouco estamos na heroína etc.
Tudo, porém, é visto como um problema genérico, não uma trajetória pessoal. Ao nos sonegar a riqueza interior da vida dos garotos, de Jim em particular, os "Diários" também permanecem exteriores a sua desgraça.
A natureza do mundo, a opacidade dos destinos, os caminhos da poesia, tudo o que se encontra sugerido na trama, enfim, perde-se pelo caminho.
Temos um filme morno, apesar dos esforços de Leonardo Di Caprio.

Texto Anterior: Filme adapta diários do escritor Jim Carroll
Próximo Texto: NOITE ILUSTRADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.