São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rainha vai a catedral católica

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

A rainha Elizabeth 2ª quebrou ontem um tabu de séculos ao participar de um serviço religioso católico na Catedral de Westminster, em Londres, que marcou o centenário de inauguração da igreja.
É a primeira vez em 400 anos que um monarca britânico comparece a um rito católico no próprio país. A rainha é chefe da Igreja da Inglaterra, fundada em 1533, após ruptura com a Católica Romana.
O serviço (não propriamente uma missa) teve caráter ecumênico e foi realizado em sua maior parte em latim.
Recepcionada na porta pelo cardeal de Westminster, Basil Hume, Elizabeth 2ª foi aplaudida por cerca de 1.500 pessoas que lotavam a catedral. Segundo Hume, sua presença era "mais uma afirmação do lugar que nós católicos ocupamos nessa nação".
Segundo eles, Elizabeth 2ª comprometeu seu voto de coroação de 42 anos atrás, em que jurou "manter a religião reformista protestante".
Segundo o Palácio de Buckingham, a atitude foi "uma decisão apropriada para a ocasião do centenário da Catedral de Westminster".
(OD)

Texto Anterior: Clinton pede que irlandeses rejeitem terror
Próximo Texto: Clinton pede que irlandeses rejeitem terror
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.