São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma tenta baixar déficit

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

O movimento de protestos sociais na França é provocado pelo projeto liberal de reformas da economia proposto pelo governo dito de direita do primeiro-ministro Alain Juppé.
A primeira parte do pacote de reformas mexe na seguridade francesa, um dos três maiores sistemas de bem-estar social do mundo.
Juppé aumentou e quer aumentar mais as contribuições sociais, congelar benefícios e aumentar o tempo de contribuição para a aposentadoria do funcionalismo.
O objetivo é baixar o déficit público para níveis requeridos para a integração monetária da União Européia (UE), em 1999.
Em segundo lugar, o governo planeja desregulamentar, privatizar e abrir mercados monopolizados por estatais. Ainda que a intenção venha sendo negada, negociações na Comissão Européia vão exigir medidas desse tipo.
O governo também quer manter o franco valorizado, o que tem sido dificultado por movimentos especulativos fortes contra a moeda.
Em debate com estudantes, o ministro da Educação disse: "Mais professores e mais verbas, no nível que vocês querem, vão abalar a credibilidade das contas públicas e, por conseguinte, a saúde do franco, o que vai abalar nossa economia".
(VTF)

Texto Anterior: Aumenta apoio a paralisação na França
Próximo Texto: Equipe tenta salvar grego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.