São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para deputado, eficiência aumenta

DA REPORTAGEM LOCAL

Autor de emenda constitucional que institui o controle externo, o deputado José Genoino (PT-SP) acredita que a mudança dará transparência à atuação do Judiciário e trará maior eficiência à prestação de serviços ao cidadão.
Na opinião do deputado, a autonomia do Judiciário deve ser aplicada à sua atividade essencial, que é a prestação de justiça.
Em questões administrativas, o deputado pelo PT defende o controle externo.
Genoino propõe, entre outros pontos, que o Congresso possa modificar a proposta orçamentária apresentada pelos tribunais.
Como exemplo do que gostaria de modificar, ele citou o caso de uma decisão judicial que considerou inconstitucional a modificação, pelo Congresso, da proposta orçamentária enviada pela Justiça do Trabalho.
"A peça orçamentária do Judiciário não pode ser tratada como uma coisa apenas do Poder Judiciário", afirmou o deputado paulista.
Genoino criticou a aplicação de recursos pelo Judiciário.
Segundo ele, desde a Constituição de 88, a participação do Judiciário no Orçamento aumentou consideravelmente.
Levantamento feito pelo deputado indicou que o alvo prioritário dos investimentos foi a construção de novos prédios.
Na opinião de Genoino, apenas a transparência administrativa poderá legitimar as decisões do Judiciário frente à população e frear o crescente descrédito existente em relação aos serviços da Justiça.

Texto Anterior: Ex-ministro quer outras mudanças
Próximo Texto: Criacionista 'prega' em universidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.