São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compromisso firme

A Folha inaugura nesta cerimônia o seu novo parque gráfico, um dos mais modernos do mundo. É um investimento ousado, ainda mais em um país que ao longo dos últimos anos enfrentou tantas turbulências e incertezas.
Olhando em perspectiva, porém, não há como negar que o Brasil mudou, e para melhor. Há apenas dez anos, vivia mais um período autoritário. Hoje, a democracia é plena; um presidente foi constitucionalmente afastado; a sucessão se deu de forma tranquila e serena. Um processo de estabilização da moeda está em curso -não sem problemas, é claro.
O país ainda tem muitos desafios pela frente: desde a conquista definitiva de uma economia estável até a redução das gigantescas diferenças sociais que colocam o Brasil nas desonrosas fileiras dos campeões da desigualdade.
Para agravar ainda mais esse quadro, o país conta com pouco mais de 1/4 da população apta a ler e escrever, e um cidadão que ganhe salário mínimo comprometeria cerca de 1/3 de sua renda se se decidisse a comprar diariamente um exemplar deste jornal.
A Folha vem já há tempos servindo como tribuna para o mais variado leque de opiniões que tentam contribuir, cada uma a partir de sua ótica, para resolver ou no mínimo atenuar tais problemas, estruturais ou conjunturais.
É muito provável que cada um dos aqui presentes já tenha aplaudido com entusiasmo um editorial deste jornal, para, no momento seguinte, revoltar-se profundamente com outro deles.
O aplauso em um dado dia, transformado em dura crítica no dia seguinte, é a contrapartida que humildemente aceitamos pela nossa convicção inarredável de que só uma imprensa independente, pluralista, apartidária e crítica pode contribuir para o desenvolvimento institucional do país.
Ao dar agora esse importante passo para a melhoria de seu produto, a Folha não poderia deixar de ressaltar que, muito mais do que nas máquinas, aposta o seu futuro no compromisso de se manter independente, pluralista, apartidária e crítica.

Texto Anterior: Folha Inaugura nova gráfica e ingressa na era da cor total
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.