São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças estão mais exigentes para comprar, diz pesquisa

CLÁUDIA PIRES
DA REDAÇÃO

As crianças paulistas estão mais exigentes e seletivas na escolha de suas roupas, brinquedos, alimentos e programas de TV.
Essa é a principal conclusão do estudo "Queridos, Pesquisei as Crianças", realizado entre os meses de julho e setembro deste ano pela agência de propaganda McCann-Erickson do Brasil.
A pesquisa foi realizada com 155 crianças -com faixa etária de 1 a 13 anos -e 87 mães pertencentes às classes A, B e C de São Paulo, divididas em oito grupos de trabalho.
Segundo Helena Quadrado, coordenadora da pesquisa, os resultados obtidos evidenciam uma mudança no perfil das crianças paulistas. "As exigências vão dos produtos enviados para o lanche escolar à marca do tênis."
Uma das razões da mudança nos hábitos das crianças apontada pelo estudo é o aumento do número de atividades extra-escolares realizadas. Entre as crianças pesquisadas, 79% realizavam alguma atividade fora do horário de escola, como natação (37%) e futebol (26%).
Outro fator que influencia na escolha das marcas de roupas e brinquedos a serem consumidos é a TV. Apesar de 87% dos pais pesquisados acharem que a TV apresenta programas que as crianças não devem assistir, 63% permitem que os filhos tenham TV em seus quartos.
A pesquisa aponta a TV como uma das principais fontes de aprendizado, com o que 74% dos pais ouvidos concordam.
Os programas preferidos não se restringem aos infantis. Vão do infantil "Castelo Ra-Tim-Bum", às novelas a até a "Sexta Sexy".
Um dos dados observados pela McCann-Erickson é o grande interesse das crianças pelas propagandas, principalmente a chamada "propaganda adulta".
"O que poderemos notar é que as crianças se interessam por propagandas divertidas, que contêm alguma história, e não por filmes bobos que não dizem nada", afirma Helena.
Entre as propagandas preferidas apontadas pela pesquisa estão uma de margarina (os pais cantam com os filhos) e uma de refrigerante (um elefante nada para tomar a bebida).
"Esses dados são importantes para que a propaganda feita atualmente para as crianças seja revista", afirma Helena.
Roupas e alimentação
Para as crianças, o lanche escolar tem de ser incrementado com biscoitos, bolachas, chocolates, salgadinhos e refrigerantes. Para conseguir o que querem, as crianças aproveitam a ida ao supermercado com os pais.
As roupas também são escolhidas a dedo. "Eles querem estar na moda, não gostam de usar roupas impostas pelos pais", afirma Helena.
Uma das principais exigências infantis diz respeito aos tênis, que têm de estar sempre "na moda", ser "de marca". O estudo observou, no entanto, que os mais velhos já analisam a qualidade ou o "valor" do produto. "Algumas crianças aceitam ter duas ou três boas roupas em vez de uma muito cara", diz a coordenadora.

Texto Anterior: A quatro mãos (3)
Próximo Texto: Mercado de comida para animais cresce
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.