São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil terá 1º campeonato internacional

CÉLIA ALMUDENA
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo dias 16 e 17 os skatistas brasileiros vão ter uma oportunidade rara: disputar um campeonato da modalidade vertical -o Tribo Skateboard Pro São Paulo- com alguns gringos ilustres e feras.
Será a última etapa do Circuito UBS Pro 95, organizado pela União Brasileira de Skate. A disputa é a segunda da modalidade vertical e a quinta desse circuito.
O público vai acompanhar o duelo entre os brasileiros Rodrigo Menezes, o Digo, e Robert Dean Burnquist, o Bob, pelos US$ 1,5 mil que o primeiro colocado vai levar.
Os dois são os melhores skatistas brasileiros da atualidade. Digo foi o campeão na disputa da Alemanha e Bob, no Canadá.
Também está em disputa o título de campeão brasileiro da modalidade. Bob lidera o ranking e virá dos EUA, onde mora, para a competição.
O skate não tem um circuito internacional unificado. Cada país realiza seu próprio campeonato. Os mais famosos são o da Alemanha, em Mnster, e o do Canadá, em Vancouver.
O Brasil, pela primeira vez, resolveu internacionalizar sua disputa. E se deu bem. Isso porque os brasileiros estão bem cotados no exterior.
Vários patrocinadores de skatistas norte-americanos receberam convites para que seus atletas viessem ao Brasil. Mas, até a última sexta-feira apenas Remy Stratton e Omar Hassan tinham viagem confirmada.
"O convite foi feito muito em cima da hora e o campeonato está acontecendo na época errada, uma semana antes do Natal. Outros sete skatistas não conseguiram vôo para o Brasil", diz Kao Chi Tai, 36, skatista brasileiro que mora em Los Angeles.
"Somos a segunda força no esporte, com o campeão mundial de vertical, o Digo, e o Bob, que está entre os melhores", diz Cesar Gyrão, 33, editor da revista "Tribo", especializada em skate.
Ainda para o campeonato, o Parque Esportivo Guido Caloi recebe um half pipe (pista em U) de madeira projetado pelo arquiteto e skatista George Rotatori.

Texto Anterior: O que são os celacantos?
Próximo Texto: Digo Menezes coleciona bons títulos e fraturas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.