São Paulo, segunda-feira, 4 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que são os celacantos?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

Considerados fósseis vivos, esses peixes primitivos mudaram muito pouco desde que seus ancestrais nadavam nos oceanos, na mesma época em que os dinossauros corrim sobre a Terra. Eles foram considerados como extintos até que em 1938 foram redescobertos por pescadores da costa africana.
A maior colônia de calacantos -com cerca de 200 peixes- se encontra em uma zona do oceano Índico, entre Madagascar e Moçambique, próximo às ilhas Comoros.
Esses peixes podem chegar a até dois metros de comprimento e ao peso de 100 quilos. Os celacantos buscam suas presas durante a noite, preferindo águas frias e escuras e uma profundidade de 180 metros. O interesse dos cientistas pelos celacantos deve-se ao fato de representarem toda uma época importante para a bilogia, quando os peixes deixaram o mar pra caçar em terra.
Além de terem consegudo sobreviver por centenas de milhares de anos, os celacantos poderiam estar a ponto de entrar em extinção na próxima década. Pescadores locais seguem capturando os celacantos junto a outros peixes e sua população continua a diminuir de maneira constante. Os programas governamentais para ajudar os pescadores a preservá-los aparentemente têm fracassado. Uma investigação realizada em Comoros no ano passado, mostra que ocardume foi reduzido a dois terços de seu tamanho original.

Texto Anterior: Plantas aproveitam os animais para semear a sua decendência
Próximo Texto: Brasil terá 1º campeonato internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.