São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuzco e Machu Picchu são visitas obrigatórias no país

EMANUEL NERI
DO ENVIADO ESPECIAL AO PERU

Cuzco e Machu Picchu são o máximo do máximo do Peru. A primeira foi capital do império inca quando os espanhóis chegaram ao país. A segunda foi santuário inca, o lugar sagrado dessa cultura.
A 1.100 km de Lima (uma hora de vôo), Cuzco é ponto de entrada para se visitar Machu Picchu. É considerada a "capital arqueológica das Américas. Ali a cultura inca combina-se com o estilo colonial do domínio espanhol.
Cuzco impressionou os espanhóis pela sua riqueza de cultura e desenvolvimento. Era difícil imaginar que num mundo de "índios houvesse tanta cultura e uma cidade moderna, com templos e palácios.
Essa mesma surpresa ainda atinge turistas que chegam hoje a Cuzco, a 3.400 metros de altitude. A cidade é cosmopolita -tem gente de todas as partes do mundo. E tem uma excelente infra-estrutura turística.
Cuzco por si só é uma atração à parte. As ruas estreitas, a intrigante arquitetura inca de pedra sobre pedra. Os templos incas foram destruídos pelos espanhóis e serviram de base para a construção de suas igrejas.
A cidade está cercada de ruínas e pequenos povoados. A visita é obrigatória para se ter noção da grandiosidade do império inca. Conheça Kenko, Sacsayhuaman, Koricancha e os mercados dominicais de Pisac e Chinchero.
Tudo está perto de Cuzco e pode ser visitado de carro ou a pé. Há programas de trekking pelas cordilheiras Vilcabamba, Urubamba e Vilcanota, com impressionantes paisagens andinas.
A opção de trekking também leva a Machu Picchu, pela trilha Inca. São 43 km de distância -recomenda-se que seja feita em quatro dias, por causa da altitude e do grande desgaste físico.
É a mesma trilha que os incas faziam para ir de Machu Picchu a Cuzco. São escadas de pedras e túneis que levam às alturas -4.200 metros, onde os cumes das montanhas estão cobertos de neves.
Mas também tem ladeira abaixo. Você desce ao fundo do canion de Urubamba, às margens da selva. As escadas são de pedra. Pela trilha você vai conhecendo cidadelas incaicas.

Texto Anterior: Arte erótica invade museus e mercados
Próximo Texto: Região mostra gênio indígena
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.