São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manu é um imenso museu natural ao ar livre

EMANUEL NERI
DO ENVIADO ESPECIAL

O parque de Manu é um imenso museu ao ar livre. Encontra-se ali uma das maiores reservas biológicas do mundo, com peixes, aves e animais de todos os tipos, além de uma impressionante variedade de plantas e flores.
Pode-se chegar ao Manu vindo de carro de Cuzco. Do alto dos Andes, a vista da selva é impressionante.
Depois, começa a descida até a grande planície amazônica. O imponente rio Manu dá nome ao parque.
Como chegar - Uma das maneiras para se chegar até Manu é vindo de carro de Cuzco até Atalaia, o trajeto dura 8 horas, ou Shintuya (11 horas).
Depois, de barco, chega-se a Boca Manu e ao parque Manu. Pode-se chegar também em aviões monomotor que partem da cidade de Cuzco.
Ao parque de Huascarán chega-se de ônibus ou de carro vindo de Lima (400 km, oito horas). A cidade principal é Huaraz.
Hospedagem - No parque Huascarán, a hospedagem pode ser feita em hotéis de uma a três estrelas, nas cidades de Huaraz e Caraz.
Há pousadas em outros povoados. No Manu, há pousada na zona reservada do parque ou em Boca Manu, Pilcopata e, ainda, em Salvación.
Atividades - A melhor opção para o turismo ecológico é Manu. No Huascarán há ainda o trekking, montanhismo, turismo ecológico, canoagem e também o esqui de neve.
Temperatura/clima - Huaraz fica a 3.100 metros de altitude. Aclimatação necessária. A melhor época é de maio a setembro -há chuvas entre dezembro e março. Céu claro durante o dia, com muito frio.
O Manu fica a 300 metros de altitude. Melhor época é entre maio e outubro. Dias com calor forte, noites frescas.

Texto Anterior: Parques estão entre a neve e a Amazônia
Próximo Texto: Titicaca é um gigantesco lago nas nuvens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.