São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Titicaca é um gigantesco lago nas nuvens

EMANUEL NERI
DO ENVIADO ESPECIAL AO PERU

Imagine um lago nas nuvens. Assim é o Titicaca, um lago gigantesco que fica a 3.800 metros de altitude. Com 81 hectares de área, 100 km de extensão, localiza-se na cordilheira dos Andes, em território peruano e boliviano.
Com águas azuis e geladas, o lago está cercado de montanhas gigantescas, cobertas de neve. O lago tem ilhas e pequenos povoados. A maior cidade da região é Puno.
A região do Titicaca é primitiva. Ali ainda se utilizam os pequenos barcos (caballitos) de totora para a pesca. Totora é a palha de uma planta da região. Já era usada pelas civilizações pré-hispânicas.
Os povoados próximos ao Titicaca possuem tesouros da arquitetura colonial, como as igrejas de pedra entalhadas em Juli e Pomata. Entre Puno e Juliaca, outra cidade da região, ficam as "Chullpas de Sillustani, tumbas de pedra.
Os habitantes dos pequenos povoados às margens do Titicaca parecem viver isolados do mundo. São primitivos e mantêm costumes tradicionais. Oferecem hospedagem em suas casas -máximo do exotismo.

Texto Anterior: Manu é um imenso museu natural ao ar livre
Próximo Texto: Esportes radicais invadem serra fluminense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.