São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro mostra aventuras pelas Américas

DA REPORTAGEM LOCAL

O turista é diferente do viajante. E o aventureiro se mistura entre os dois, como Renato Castanho e Ricardo Azevedo provam no livro "Crossing American Coast - Cinco Mil Anos das Américas em 22 mil Quilômetros".
Lançado pela editora Barcarola, o livro mostra em suas 183 páginas o resultado de uma viagem de seis amigos por várias localidades do continente americano, passando pelo México, Guatemala, Honduras, Panamá e Costa Rica, entre outros países.
Como em todo livro sobre viagens, o que esse grupo procura, em primeiro lugar, é o prazer.
Mas esse hedonismo vêm acompanhado de um desejo de mergulhar nas culturas que visitam, procurando nunca dar as costas para tudo aquilo que encontram pelo caminho, em nome de uma possível "superioridade".
Narrado como uma carta endereçada a um amigo íntimo, o livro não é exatamente um guia de viagem. Ao menos não pelo que se entende por um, com dicas sobre o que ver ou ainda sobre os lugares imperdíveis para se ir.
Não que "Crossing American Coast" deixe de lado essas informações. Mas enquanto seus autores surfam, jogam ou mergulham pelos vários cantos das Américas a grande mensagem é outra: a de que além de todas as facilidades materiais, como carros ou aviões, o que um turista precisa para se tornar um viajante é a vontade.

Título: Crossing American Coast
Autores: Renato Castanho e Ricardo Azevedo
Edirora: Barcarola

Texto Anterior: Descida pode ser de ponta-cabeça
Próximo Texto: Agências têm rafting próximo a São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.