São Paulo, sábado, 9 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blitz antifumo nos Jardins acaba na polícia

DA REPORTAGEM LOCAL

A blitz antifumo da prefeitura terminou ontem no 78º Distrito Policial, nos Jardins (zona sul), depois de provocar tumulto no restaurante The Place, onde diversas pessoas foram flagradas fumando.
Depois de quase três horas e duas pessoas multadas, os fiscais da prefeitura e os guardas civis que acompanhavam a blitz foram repreendidos pelo delegado Ivaney Cayres de Souza, do 78º DP, por terem provocado a confusão.
O restaurante não foi multado porque tinha liminar contra o decreto do prefeito que proibiu o fumo nos restaurantes de São Paulo. Segundo o chefe dos fiscais, Sérgio Petini, 38, a liminar não livra os fumantes da multa.
Todos os fumantes encontrados no The Place estavam no bar, em uma área separada do resto do restaurante, mas Petini disse que a área teria que ser isolada para que o fumo não fosse proibido.
Petini insistiu em multar os fumantes, mas eles se recusaram a se identificar ou apresentar documentos. O dono do restaurante, Eduardo Inácio, 42, interveio e garantiu aos clientes que o The Place se responsabilizaria pelas multas.
A publicitária Flávia Sanches, 35, resolveu então se identificar e foi multada. Em outra mesa, havia oito mulheres, três delas fumantes, mas nenhuma se identificou aos fiscais. A polícia foi chamada por Petini para ajudar na identificação das mulheres. Elas acabaram saindo sem receber a multa.
Em seguida, os fiscais abordaram o comerciante italiano Giusepe Angelo Milani, 31, que fumava no balcão e estava em São Paulo havia apenas dois dias, a turismo. Segundo Petini, sua multa será enviada pelo consulado italiano.
A blitz, programada inicialmente para fiscalizar supermercados, mobilizou 11 funcionários públicos municipais, entre fiscais, um motorista e guardas civis. Os fiscais visitaram seis supermercados na região dos Jardins, mas não encontraram fumantes.

Texto Anterior: Mulher leva tiro durante assalto no Rio; Músicos são acusados de roubar carro; Vocalista do Mamonas recebe quatro multas; PM acha corpos de 3 suspeitos de chacina; Preso acusado de matar bancário em SP
Próximo Texto: Professora diz ser vítima de injustiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.