São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
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Procon condena compra por telefone

ESPECIAL PARA A FOLHA

Evitar que o cartão saia de perto do cliente no momento da compra, verificar se o lojista não vai passar na máquina duas vezes o mesmo valor e conferir se um boleto anulado por erro de preenchimento foi destruído são orientações que as administradoras de cartões de crédito dão a seus usuários para evitar problemas.
As compras por telefone utilizando o cartão não são recomendadas pelo Procon. "Não sei quais são os critérios de segurança da empresa a quem vou fornecer dados do meu cartão", afirma Dinah Barreto, do Procon.
As reclamações mais frequentes feitas ao órgão em relação a cartões de crédito se referem a pessoas que alegam não ter efetuado compras ou saques debitados nas faturas, que contestam o valor da dívida ou que não foram informadas sobre os motivos da recusa do seu pedido de adesão ao cartão.
Alguns cartões têm seguro contra perda, furto ou roubo. Geralmente, a pessoa que não pede o cancelamento e não tem seguro é responsável pelos prejuízos, segundo as administradoras.
O Credicard oferece um seguro que custa R$ 1 por mês e dá proteção de 48 horas antes de o usuário comunicar o extravio. O Dyners Club e o Credicard Mastercard International Gold, por serem mais caros, já têm esse seguro embutido no próprio cartão.
Se o seguro não foi feito e for constatada fraude no uso do cartão, o Credicard poderá analisar o caso para que a pessoa não tenha que sofrer o prejuízo, segundo sua assessoria de imprensa.
Os débitos de compras por telefone contestados são estornados automaticamente. Os juros do cartão são de 15% ao mês no crédito rotativo.
O Visa não tem seguro contra furto ou roubo. A responsabilidade é do portador se a perda não for comunicada imediatamente, mas o cliente tem a possibilidade de deixar o débito em aberto até que a perícia seja concluída. "Cada caso é analisado individualmente", diz Aparecido Longo, gerente de comunicação do Bradesco Visa.
O mesmo ocorre em relação a compras que o consumidor alega não ter feito. Os juros do Visa são de 10,7% ao mês no rotativo.
O American Express também tem proteção no caso de perda e os clientes não devem pagar compras efetuadas após o extravio.
O Sollo não tem esse seguro. Os juros do American Express são 14,5% ao mês mais multa de 10% por atraso de pagamento. Os juros do Sollo são 14,95% no rotativo.

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