São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação especial da polícia acaba e violência volta a crescer na zona sul

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma operação especial da polícia na zona sul de São Paulo reduziu os homicídios dolosos nos fins-de-semana e equilibrou temporariamente o seu grau de violência, o maior da capital, com o da zona leste da cidade.
Terminada a operação, feita nos treze finais de semana de setembro, outubro e novembro, a violência voltou a crescer na zona sul.
Com a operação, a média de homicídios dolosos por fim-de-semana caiu de 17 para 11,92. No primeiro final de semana dezembro, as ocorrências subiram para 16.
"Esta operação foi um teste positivo", disse o secretário de Segurança Pública, José Afonso da Silva. Nos fins-de-semana, 1.500 policiais de outras zonas se juntaram aos 2.800 homens que normalmente patrulham a área.
A secretaria estuda uma forma de manter a operação na zona sul e estendê-la para a zona leste, as mais violentas da cidade.
No tempo da operação, o número de homicídios dolosos na jurisdição da 6ª Delegacia Seccional de Santo Amaro caiu para 10,3 -uma redução de 39,5%. A operação funcionou das 18h de sexta às 23h59 de domingo.
Contadas as 24 horas de todas as sextas-feiras, além dos sábados e dos domingos, a média por fim-de-semana é de 11,92. Nessa comparação, houve queda de 30% em relação à média normal.
Somados todos os homicídios dolosos nos três meses da operação nas Delegacias Seccionais de Itaquera (96 casos) e São Mateus (71), obtém-se um média de 12,84 casos por fim-de-semana.
Esse dado é próximo à média histórica das duas seccionais: 12 ocorrências juntando-se as sextas, sábados e domingos.
Nos finais de semana, ocorrem 50% dos casos de homicídios dolosos (com intenção).
Segundo a secretaria, as principais causas são brigas de bar, discussões de vizinhos e acertos de contas entre traficantes de drogas e ladrões de carros.
O 47º DP (Capão Redondo) tem média de quatro homicídios dolosos por fim-de-semana. Em novembro, esse índice caiu para um.

Texto Anterior: Dentista é acusado de matar sua ex-mulher
Próximo Texto: Tiroteio entre traficantes deixa 6 mortos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.