São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pará investiga postos de saúde fantasmas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A Secretaria da Saúde do Pará anunciou uma investigação para apurar a existência de postos de saúde "fantasmas" que há mais de um ano recebem verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) em Ourilândia do Norte (780 km ao sul de Belém).
Segundo dados da própria prefeitura da cidade, os postos Abelha e Águas Claras, que estariam situados na zona rural, receberam entre janeiro e setembro deste ano R$ 13.293,92 para atendimento à população.
A fiscalização da aplicação das verbas do SUS -repassadas pelo governo federal diretamente aos municípios- é responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde.
A Prefeitura de Ourilândia do Norte cadastrou no SUS, em janeiro de 94, os dois postos, que, embora recebam verbas, não dispõem de instalações para funcionar.
Além dos dois postos sob investigação, existem no município, de acordo com a prefeitura, outros cinco postos. Estes dispõem de espaço físico para funcionamento.
O relatório da regional cita ainda depoimento de uma funcionária de um desses cinco postos que diz registrar, por ordem da prefeitura, uma quantidade de atendimentos maior do que a realmente efetuada. A verba repassada pelo SUS é sempre proporcional ao número de registros.
Segundo nota da Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde (órgão da Secretaria Estadual), uma equipe de auditores irá a Ourilândia nos próximos dias para apurar as denúncias apontadas pelo relatório.

Texto Anterior: Minas recupera igrejas do século 18 em estilo barroco
Próximo Texto: Aspirantes a padre são expulsos de seminário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.