São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herbalife investe US$ 3 milhões no país

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil entrou na rota de expansão da Herbalife, empresa dos EUA famosa por seus produtos nutricionais e de controle de peso e por seu sistema de venda direta.
A empresa, que fatura US$ 900 milhões por ano em 30 países, chegou ao Brasil há 45 dias, apostando que há espaço no mercado nacional para fórmulas naturais de perder ou manter o peso.
Para entrar neste mercado, a empresa está investindo US$ 3 milhões nos primeiros dois anos de atividade.
"O Brasil é um mercado estratégico para quem quer atuar na América do Sul", diz Richard Marcotullio, vice-presidente da Herbalife International of America, que veio conhecer o país na semana passada.
Ricardo Rubeiz, gerente-geral da Herbalife no Brasil, diz que dados de mercado mostram a tendência de mudança de hábito de alimentação do brasileiro.
"Estamos pesquisando o mercado há um ano e meio, inclusive com nosso conselho médico", diz Rubeiz.
O melhor exemplo desta tendência, diz Marcotullio, é o comportamento das vendas das empresas. Antes de começar a comercializar no país (já com rótulos em português e fórmulas aprovadas pelo Ministério da Saúde), a Herbalife tinha planos de faturar US$ 30 milhões em 1996.
"Mas os resultados das vendas já permitem prever faturamento de até US$ 100 milhões no primeiro ano de atividade", avalia o vice-presidente.
Os produtos não são vendidos em supermercados ou farmácias. A Herbalife desenvolveu uma rede de distribuidores, que comercializa seus produtos por venda direta.
Em sua maioria, os vendedores são também usuários do produto. No Brasil, a empresa conta com 4.000 distribuidores. No mundo, chega a 750 mil.
Neste primeiro ano, a empresa vai comercializar oito produtos no Brasil e, no segundo semestre de 96, deve trazer a sua linha de cosméticos à base de ervas.
O kit básico da empresa (com um "shake", um comprimido à base de fibras e um chá aromático à base de ervas) custa R$ 100.
Origem
A Herbalife tem duas fábricas na Califórnia (EUA) e exporta cerca de 65% de sua produção.
A empresa surgiu há 15 anos, fundada pelo norte-americano Marrk Hughes. Ele começou a pesquisar ervas naturais na China após a morte de sua mãe, em consequência de usos de remédios para emagrecimento.
Sua preocupação, diz Marcotullio, foi desenvolver fórmulas naturais, não vender produtos medicinais nem fazer apelos médicos ou milagrosos.

Texto Anterior: EUA vendem US$ 8 bilhões
Próximo Texto: China amplia rede de bancos estrangeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.