São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Existe realmente o diabo da Tasmânia?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

O personagem de desenho animado Taz, da produtora norte-americana Warner Brothers se tornou muito popular
Sim, existe, mas tem pouco semelhança com o personagem de desenho animado. O verdadeiro diabo da Tasmânia é marsupial -um animal que tem bolsa como a do canguru-, que habita a ilha do mesmo mesmo e que pertence à Austrália. A ilha fica na costa de Nova Gales do Sul. Esses marsupiais chegam a medir até 90 centímetros e seu peso pode chegar a nove quilos.
O nome diabo surgiu com os primeiros colonos que chegaram à Tasmânia e ouviram seus grunhidos estranhos à noite. Eles começam com um pequeno assobio e termino quase como um latino canino.
A exemplo de outros marsupiais, como o canguru, os diabos da Tasmânia dão à luz a pequenos rebentos malformados que completam seu desenvolvimento dentro de uma bolsa na mãe.
Uma "diaba" pode carregar até quatro filhotes de uma vez em sua bolsa, por um período de até três meses e meio.
Os diabos da Tasmânia são carnívoros e habitualmente matam pequenos roedores e répteis para se alimentar de carniça.
Esses marsupiais são conhecidos por sua ferocidade e disposição à irritação. Existe pelo menos uma evidência de uma família de diabos da Tasmânia que devoraram um cavalo inteiro, deixando para contar a história só a cabeça e a cauda.

Texto Anterior: Miragens são o resultado do movimento da luz e do ar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.