São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado com os hormônios

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 21 anos e meu pênis é pequeno. Além disso, tenho poucos pêlos, pouca barba e acho que meu testículo direito está diminuído. Será que vou ter de usar hormônio?"

A melhor maneira de resolver todas suas dúvidas (tive que resumir por falta de espaço) é procurar a ajuda de um especialista.
A primeira opção seria um urologista. Ele poderia avaliar se seu testículo está mesmo pequeno. Alguma variação entre os tamanhos dos testículos acontece com alguma frequência.
Não existe relação entre cirurgia de fimose (que possibilita a passagem da glande pelo prepúcio) e o tamanho do seu pênis.
O tamanho do pênis e a quantidade de pêlos e barba têm um componente genético importante. Se um dos lados da sua família tem essas características, você pode herdá-las.
O hormônio masculino só vai ser usado em situações especiais -quando se comprova que seu corpo não produz essa substância em quantidade suficiente.
Quando há falta mesmo de hormônio masculino, os garotos podem crescer menos e ter voz mais fina, pele mais delicada, ausência de pêlos e genitais menores.

Texto Anterior: 'Uma coluna é pouco para tantas dúvidas'
Próximo Texto: Aulas de recuperação atrapalham férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.