São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Caixa de surpresas

Em poucas semanas, o caso Sivam -Sistema de Vigilância da Amazônia- transformou-se numa prodigiosa caixa de surpresas desagradáveis, tantas são as irregularidades que aos poucos vão sendo constatadas no projeto.
Relatório do Tribunal de Contas da União, recentemente encaminhado à comissão especial do Senado que examina o Sivam, aponta agora para vários e graves procedimentos duvidosos no processamento do projeto.
Funcionários da malfadada Esca, segundo o parecer do TCU, tiveram livre acesso às verbas do governo para custear serviços de importância discutível ou nem sequer realizados. Além disso, a empresa furtou-se, por meio de variados expedientes, aos processos de licitação.
A permissividade na relação entre as esferas pública e privada, registrada em mais esse episódio, não poderá passar em branco. Por isso, o TCU pede uma rigorosa auditoria que apure as responsabilidades.
A paisagem sombria que, a cada novo e palpitante capítulo, envolve com maior densidade a história desse contrato exige, mais do que nunca, máxima precaução por parte do governo.

Próximo Texto: Estímulo à pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.