São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chedid diz que é vítima do jogo do bicho

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

Principal acusado de receber suborno para livrar empresários do jogo na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Bingos, o deputado federal Marquinho Chedid (PSD-SP) atribui as denúncias de extorsão ao bicheiro Ivo Noal.
Marquinho diz que as denúncias surgiram porque a CPI constatou esquemas de prostituição, videopôquer e "lavagem de dinheiro" comandados por bicheiros nas casas de bingo.

Folha - Quais foram as principais irregularidades constatadas pela CPI dos Bingos?
Marquinho - Vou dar exemplos claríssimos. Há um bingo na vila Mariana em São Paulo especializado em videopôquer.
Constatamos também em São Paulo, no Bingo Liberty, um esquema de prostituição. Encontramos, inclusive, pessoas que ganham e recebem como prêmio um 'programa'.
Aí a pessoa desce pelas escadas do fundo para se encontrar com as meninas e vão para um hotel ao lado. Em Brasília não flagramos, mas há uma boate que faz esse tipo de sorteio.
Folha - E 'lavagem' de dinheiro?
Marquinho - 'Lavagem' de dinheiro nós constatamos em bingos no Rio de Janeiro. Há até bingo ligado a um grupo espanhol, onde constatamos envio irregular de dinheiro para o exterior.
Nós começamos a CPI em junho, pedimos a documentação e toda ela vinha certinha, mas tudo com valores baixos. Daí em diante fomos fazer diligências e constatamos, com apreensão de documentação, a sonegação.
Há casos em São Paulo em que as pessoas que ganham os prêmios são sempre as mesmas.
Folha - Qual punição deve ser aplicada a esses bingos?
Marquinho - Eu não sei. Aquilo que o relator determinar. Eu não tenho o poder do relator. Nós apuramos essas irregularidades, agora compete ao relator o que deve ser feito.
Folha - O sr. manteve contatos pessoais, fora da CPI, com donos de bingo?
Marquinho - Eu sou uma pessoa pública e como tal tenho que dar retorno a todas as pessoas que me procuram.
Agora, eu sou um membro só na comissão, não decido sozinho. Não me lembro de contatos com esses empresários. Fui atingido porque mexemos em grandes interesses.
Folha - Interesses de quem?
Marquinho - Do jogo do bicho, porque hoje os bingos são uma cortina para poder legalizar o dinheiro do bicho.
Folha - Na sua avaliação, então, são os bicheiros que estão por trás das denúncias?
Marquinho - São bicheiros.
Folha - Qual bicheiro em São Paulo?
Marquinho - Aí eu entendo que é esse esquema do Ivo Noal. Inclusive nas gravações (feitas pela polícia) há inúmeras coisas que não foram divulgadas. É a cortina de fumaça do jogo do bicho e do videopôquer. Como um bingo pode repassar só R$ 3 mil para um clube por mês se arrecada R$ 3 mil por dia?

Texto Anterior: Acusados de câmbio irregular são demitidos; Deputado é baleado em atentado no Rio; Jutahy é eleito para a presidência do PSDB-BA; Fleury se filia ao PTB e descarta candidatura
Próximo Texto: Corregedor pede quebra de sigilo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.