São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decepção; Descrédito; Sem perigo; Catastrofismo; Contradição; Realezas; Centro Tecnológico

Decepção
"Sou católico praticante e não fiquei surpreso com a agressão do falso bispo à imagem de uma santa. Qualquer pessoa inteligente sabe que, para Edir Macedo e seus comparsas, nada tem valor a não ser o dinheiro. Fiquei decepcionado, sim, com os comentários feitos pelo ombudsman em sua coluna de 5/11. Chamar o catolicismo de balofo foi para mim uma agressão maior que a do falso pastor. É interessante notar como a mídia no Brasil resolveu ridicularizar a Igreja Católica. Até pouco tempo todos lembravam a posição corajosa que ela tomou frente aos desmandos da ditadura. Hoje todos esboçam um ar de nojo quando a ela se referem. Caro ombudsman, tivesse o senhor ouvido falar em Alceu Amoroso Lima, d. Hélder Câmara, d. Luciano Mendes de Almeida, d. Paulo Evaristo Arns, o saudosíssimo Otto Lara Resende e tantos outros, com certeza teria sido mais educado. A igreja não está em coma. Está menos poderosa, o que é muito bom para a vivência real do Evangelho."
José Jean Fernandes (Caicó, RN)

Descrédito
"Estive na Marcha contra o Racismo, pela Igualdade e a Vida, em 20/11, em Brasília. Posso afirmar que o evento não se restringiu a apenas o que esse jornal publicou em 21/11. Estou indignada com a parcialidade e a tendenciosidade com que foi tratada a notícia sobre a marcha, ao que me parece com a intenção deliberada de desmoralizar esse evento, que teve sim discurso pregando a luta armada, mas que também teve na maioria das manifestações a pregação pela união. Não sei se houve pessoas pagas para ir a Brasília, como a Folha publicou, e que foi desmentido pelo dirigente petista de Recife. Conheço militantes e dirigentes de entidades negras de Porto Alegre, de São Paulo e de Belo Horizonte que participaram das reuniões preparatórias da marcha. Em nenhum momento escutei uma alusão sequer a pagamento de pessoas para participar da marcha. Aliás, eu não recebi um tostão para participar do ato. Por que a Folha não entrevistou pessoas para obter uma amostra fiel das intenções que levaram as pessoas à marcha? Com essa reportagem a Folha, um jornal sobre o qual eu tinha o mais alto conceito de credibilidade, caiu no descrédito para mim."
Eliane Maria Severo Gonçalves (Belo Horizonte, MG)

Sem perigo
"Achei interessante -para não dizer contraditório- o editorial de 13/11 alertando para o 'perigo' da decisão do TRT (SP) de conceder a inflação passada ao setor de autopeças. Não me lembro de ter lido nenhum alerta desse tipo quando as construtoras (através de lobby) conseguiram a indexação nas prestações através do uso do resíduo inflacionário."
Marlene Gayão (Fátima do Sul, MS)

Catastrofismo
"Na revista 'IstoÉ' de 15/10 e num artigo com o título 'Lesbian chic' (Otavio Frias Filho) na Folha de 5/10, e certamente em outros por aí, nos vêm informações de que a bissexualidade poderá ser no futuro um comportamento da maioria das civilizações. Algo a meu ver inconcebível, pois toda anormalidade conflitante consigo mesma não consegue ser predominante. Certas pessoas escrevem tais coisas para vender suas publicações, criar impactos negativos dentro de um comportamento niilista e ateu. O comportamento sexual mais maléfico é o bissexual, e se hegemônico trará em si a degradação moral, a destruição da família, o caos de uma civilização, com o próprio aniquilamento desses grupos caso a Aids continue a imperar. Pregar o catastrofismo de que a bissexualidade será predominante é subestimar as crianças e os bebês que estão vindo com a graça de Deus para formar um mundo melhor. É preciso repelir com veemência essas ignóbeis profecias."
Félix Buttler (Poços de Caldas, MG)

Contradição
"'O 'Painel' de 1/12 noticia que o ministro da Aeronáutica, Lélio Lôbo, teria dito ser contra uma licitação pública para o Sivam por dois motivos: envolveria dados de segurança nacional e, segundo, que retirar o projeto agora afetaria sua credibilidade internacional. Parece-me que o ministro comete um 'ligeiro' deslize lógico. Se o projeto tem credibilidade internacional, cabe supor que seja conhecido internacionalmente (porque, obviamente, ninguém atribui crédito a algo que desconhece), e sendo conhecido internacionalmente a alegada segurança nacional fica bastante insegura."
Michael Wilberg (Brasília, DF)

Realezas
"Apesar de 85% dos britânicos terem colocado seus votos favoráveis à conduta de Diana, a plebéia casada com o príncipe Charles, sou completamente a favor da declaração do secretário de defesa da Grã-Bretanha de que Diana manifesta sintomas de paranóia. Deve ser uma dor de cabeça conviver com uma pessoa que praticou atos sexuais fora do casamento. Será que os britânicos desejam um rei corno? Ou uma rainha promíscua? Está claro que uma plebéia possui mais chance de perder-se do que uma nobre. Não pelo status que possui, mas, como a nobre sempre é rodeada de gente certa, séria, com responsabilidade, quando passa a exercer a própria vida geralmente tem um ideal. A entrevista que ela deu apenas foi um despeito, espécie de ressentimento por alguma falta de consideração."
Julio Martins de Carvalho e Sá (Assis, SP)

Centro Tecnológico
"A Folha recebeu e agradece as mensagens de congratulações pela inauguração do Centro Tecnológico Gráfico-Folha de: Vera Bobrow, presidente, Ladislau P. Brett, vice-presidente e Victor Kupfer, secretário da Federação Israelita do Estado de São Paulo (São Paulo, SP); Fernando Luiz Gonçalves Bezerra, presidente da Confederação Nacional da Indústria (Brasília, DF); Eduardo Ribeiro Catobianco, presidente do Sinduscon/SP (São Paulo, SP); João Sayad, presidente do Banco SRL (São Paulo, SP); Carlos Eduardo Sampaio Dória, presidente da Telesp -Telecomunicações de São Paulo S/A (São Paulo); Emerson Kapaz, secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo (São Paulo, SP); Marcus Vinicios Pratini de Moraes, presidente da Associação Comércio Exterior do Brasil (Rio de Janeiro, RJ); Hélio Bicudo, deputado federal pelo PT-SP (Brasília, DF); Alex Periscinoto, presidente da Almap/BBDB Comunicações Ltda. (São Paulo, SP).

Texto Anterior: O Sivam e o "reinventor do transistor"
Próximo Texto: Isonomia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.