São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 1995 |
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O maldito e o cortesão
INÁCIO ARAUJO De um lado, está Sainte Colombe (Jean-Pierre Marielle), compositor retirado e rigoroso. De outro, seu discípulo Marin Marais (Gérard Depardieu). Pode-se anunciar a oposição assim, como luta de boxe. Sainte Colombe era um jansenista. Marais, ao contrário, foi reinar na corte de Luís 14. Existe, assim, um conflito espiritual: como ver a música, a vida, Deus no século 17 francês. Revelação da música belíssima de Sainte Colombe, o filme também expressa a oposição entre o essencial e o bem-sucedido, entre o maldito e o integrado. Uma oposição, no fim, bem atual.(IA) TODAS AS MANHÃS DO MUNDO (Tous les Matins du Monde). França, 1992, 108 min. Direção: Alain Corneau. Com Gérard Depardieu. Inédito. Na Bandeirantes. Texto Anterior: A volta dos pistoleiros Próximo Texto: "Série da Globo cometeu pecados"; "O que aconteceu com 'O Quinteto'? Índice |
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