São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 1995
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Produtos importados prometem milagres em programas de TV

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A publicidade de produtos importados invade programas de TV com promessas de emagrecimento rápido, rejuvenescimento, fim do mau hálito, combate à calvície e outras soluções nas áreas de saúde e beleza.
Os produtos chegam ao país através da Sand Lake do Brasil e são anunciados em programas da CNT/Gazeta ("Mulheres"), da Record ("Note e Anote" e "Raul Gil") e da Manchete ("Momento Mulher", "Papo Sério" e "American News").
Na maioria dos programas, a publicidade assume o formato de quadros de entrevistas. Para chamar a atenção do telespectador, a empresa lança mão de depoimentos de artistas, que se revezam na divulgação dos produtos.
O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) condena a veiculação, levando em conta que a Sand Lake não tem autorização da Secretaria de Estado da Saúde ou do Ministério da Saúde para a venda de 16 produtos, classificados como complementos alimentares.
O Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) já registrou 16 reclamações contra a empresa no último ano. As queixas vão desde propaganda enganosa até irregularidade nos rótulos.
Médicos ouvidos pela Folha duvidam da eficácia dos produtos. A Sand Lake afirma que o fabricante (Health Vitamin Company) é reconhecido pelo FDA (Food and Drug Administration), um órgão que controla a produção de alimentos e medicamentos nos EUA.

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