São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publicidade é inserida na programação

ELEINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A publicidade da Sand Lake bombardeia o telespectador. Além de veicular comerciais, a empresa envia representantes para divulgar seus produtos em seis programas.
A publicidade é inserida na programação com o formato de quadros de entrevistas -o telespectador menos atento pode levar um certo tempo para reconhecer que se trata de um anúncio.
Para chamar a atenção, a Sand Lake usa depoimentos, principalmente de artistas, como Marlene Silva, Lisa Vieira e Renato Barbosa -no ar, eles declaram que usam os produtos que anunciam.
Os produtos, que geralmente prometem soluções para problemas de saúde e beleza, entram em três programas femininos, que vão ao ar de segunda a sexta -"Mulheres" (CNT/Gazeta), "Note e Anote" (Record) e "Momento Mulher" (Manchete).
A empresa ainda aparece aos sábados no programa "Raul Gil" (Record), no "Papo Sério" (Manchete), apresentado de segunda a sexta por Lolita Rodrigues, e no "American News", exibido às quartas e aos sábados (também na Manchete).
No "Momento Mulher", os produtos da empresa são anunciados no quadro "Dicas", apresentado por Celene Araújo. A produtora do programa é a Telemill, uma empresa do grupo Sand Lake.
O "Momento Mulher" tem uma hora de duração e o quadro entra cinco vezes por programa -levando de dois a três minutos para cada produto. Celene recebe representantes da empresa que se encarregam da publicidade e de repetir várias vezes o número de telefone para pedidos.
O "American News" é um programa de televendas especializado em produtos Sand Lake -novamente, quem produz é a empresa Telemill.
O trio de apresentadores é formado por Doris Giesse, Fúlvio Stefanini e Claudia Rivieri. O programa traz imagens dos EUA e dicas de vídeo, mas o destaque fica mesmo com os produtos -uma média de dez por dia.
A exposição de cada item leva de três a quatro minutos. O apresentador destaca as vantagens de cada produto, explica como funciona e usa ainda depoimentos de usuários (incluindo artistas).
"Não adianta colocar um médico falando sobre o produto. O apelo é maior quando ele é apresentado por uma pessoa conhecida", diz Cláudia Rivieri, uma das sócias da Sand Lake.
"Não conheço e não acredito em todos os produtos. Converso com o representante, mas não dou o meu testemunho", diz Ana Maria Braga, 40, diretora e apresentadora do "Note e Anote".
A dupla Yone Borges, 44, e Claudete Troiano, 42, que apresenta o "Mulheres", admite que alguns produtos podem iludir o telespectador. "Mas nós não temos autonomia para impedir. Quem decide é o departamento comercial", afirma Yone.
(EG)

Texto Anterior: Conar condena anúncio de importados
Próximo Texto: Apresentadores emprestam credibilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.