São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
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"Besteirol" e escracho são as marcas do verão de 96

ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Oficialmente, faltam três dias. Mas o verão, que começa dia 21, já tem dono: o besteirol, que vem a reboque do sucesso de bandas que apostam no humor tonto para fazer sucesso.
O título de "musa de verão" já é do grupo Mamonas Assassinas, de Guarulhos (Grande São Paulo). Quem não ouviu falar em "sabão crá-crá", ou "cabelos da hora". Essa trilha sonora não some antes do Carnaval: os hits estão sendo tocadas em ritmo de axé music.
Os programas infames de rádio também estão na ordem do dia. Em São Paulo, "Os Sobrinhos do Athayde" emplacaram gírias e até gemada. No Rio, o vocabulário do programa "Escândalo Show" é obrigatório. Os dois são programas de rádio dedicados à bobagem.
O besteirol não pára por aí. A macarena, a dança mais tola que já apareceu no país, promete grudar nas pistas. Os programas de TV que começam a fazer sucesso, como "Ponto G" e "Hugo", também não primam pela seriedade.
Mas, quem se importa. Os adolescentes e quem está por trás da onda de bobagem, com certeza não estão nem aí.
Dinho, 24, vocalista do Mamonas Assassinas, acha que o sucesso do grupo prova que "além do humor das letras, existe qualidade musical no Mamonas". "Não é uma banda de piada. É um grupo de rock que faz humor. Tem gente que tentou fazer e não conseguiu."
Ele diz não ter medo de que o Mamonas seja uma moda que não sobreviva depois do verão.
"Quando os Mamonas iam aparecer num programa de televisão, a luz acabou. Eu queria matar os caras da Eletropaulo (companhia de luz), diz Carolina Cruz, 13.
Suas amigas Andréia Souza Couto, 12, e Andressa Nakassone, 11, também adoram repetir as letras dos Mamonas.
As três também não perdem o "Pânico". O programa da Jovem Pan FM faz 'traduções' de músicas, e o apresentador faz piadas com os ouvintes. "Sempre que dá, eu gravo", diz Carolina.
Outro que segue a onda é Claudio Gomes, 17. Claudio é diretor de agitos do fã-clube dos "Sobrinhos do Athayde", que tem doze inserções diárias na 89 FM.
"O objetivo principal é promover zona e alegrar mais os BBS", diz o estudante.
A Associação Sobrinhos do Athayde On Line funciona em cinco BBS (sistema de recados e serviços via computador).
Cada novo sócio recebe uma carteirinha e é 'ovacionado'. Segundo Claudio, eles não são aplaudidos -"são recebidos com uma chuva de ovos".
Para o estudante Guilherme Mirisola, 22, fã de Falcão e Mamonas Assassinas, o que mais atrai os teens atualmente é o "bom humor e a criatividade".
Apesar de adorar a onda do escracho, Guilherme acredita que a moda dura apenas um verão: "É fogo de palha, vai enjoar".
(IS)

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