São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menstruação não transmite doenças

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 16 anos, namoro há um ano e dois meses e transo com meu namorado há quase um ano. Por mais que não seja certo transo sem camisinha; nunca usamos. Queria saber se há algum problema em transar com ele sem camisinha estando menstruada. Ele diz que posso passar alguma doença para o pênis dele por causa da menstruação. Isso é verdade?

Então a mocinha tem 16 anos, pratica o sexo como gente grande, sabe o que é certo e o que é errado, mas nem liga para isso! Sei, sei. Quer dizer que você também costuma atravessar as ruas só quando o sinal está vermelho. E deve evitar uma gravidez indesejada pulando depois que transa ou então transando em pé.
Você gosta de viver perigosamente, é isso? Ou acredita que você é uma garota iluminada, imune a todos esses problemas que podem decorrer da vida sexual? É, lindinha, a vida sexual dá prazer, intimidade, é uma gostosura mesmo. Mas pode ferrar quem faz as coisas sem saber direito o que está fazendo.
Saiba que muitas meninas como você hoje são mães. Nada contra, pois ser mãe é uma coisa muito legal. Para quem decide que está na hora, para quem pode arcar com a responsabilidade de ter um filho, para quem tem disponibilidade para abrir mão de uma série de coisas na vida em função do filho. Agora, cá entre nós: é o seu caso? Pois saiba que sempre que você transa existe a possibilidade de ocorrer uma gravidez.
Só mais uma coisinha: é também por meio das transas que uma pessoa pode passar para outra doenças muito sérias. Como a Aids. Mas, claro, você deve achar que isso é invenção, assim como também é pura invenção essa história de o homem já ter chegado à Lua!
Não. Com tantas informações circulando por aí, claro que você sabe que isso existe. Mas você tem certeza que seu namorado não tem nada disso. Afinal, você gosta tanto dele, não é verdade? E como é que uma pessoa como ele iria ter uma doença dessas?
Pois tem gatinha. Tem mesmo. Carinha bonitinha, roupa transadinha, corpinho saudável não são garantias de ausência do HIV no organismo. E a única, ouviu bem, única maneira de se diminuir o risco do contágio transando é mesmo usando a borrachuda. Deu para entender?
Em tempo: o sangue da menstruação, por si só, não é sujo. Nem transmite doenças. Mas se você for portadora do HIV, aí sim, transar menstruada aumenta a possibilidade da transmissão. E agora, mocinha, vai continuar transando sem camisinha?

Texto Anterior: Sandro Lemos Parise, 13
Próximo Texto: Não use remédio para engordar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.