São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeção indica vitória do governo na Áustria

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os social-democratas venceram as eleições legislativas realizadas ontem na Áustria, segundo projeções feitas pela rede de TV pública ORF, baseadas em 73% dos votos apurados.
Segundo a estimativa, o partido do chanceler (premiê) Franz Vranitzky obteve 38,2% dos votos. A marca do partido é 3,3% maior do que a registrada na última eleição, em outubro do ano passado.
O Partido Conservador, que rompeu com a coalizão do governo há dois meses por causa de desentendimentos em relação ao Orçamento, ficou com 28,1%.
Os conservadores esperavam conseguir votos suficientes para formar o governo. Depois do anúncio da projeção, Wolfgang Schuessel, líder dos conservadores, disse que aceita negociar a formação de um novo governo com o chanceler.
Se o resultado for confirmado, os dois partidos devem garantir a maioria de dois terços no Parlamento, que tem 183 deputados.
A direita nacionalista, liderada por Joerg Haider, teve 22,3%. Se o resultado for confirmado, a marca significa um recuo de 0,2% em relação à última eleição.
O partido de Haider deve manter suas 42 cadeiras, e continuará sendo o grupo de direita nacionalista com maior representação na Europa Ocidental.
Durante a campanha, Haider fez ataques a imigrantes ilegais e contra a corrupção.
Vranitzky, que chefia o governo austríaco há dez anos, disse que negociará com todos os partidos para formar o novo governo, exceto com o partido de Haider.
Haider disse que está satisfeito com o resultado. "Estamos em uma boa posição para crescermos na próxima eleição", disse ontem em um encontro com partidários.
Ele disse que aposta no fracasso do próximo governo em lidar com as finanças nacionais e que espera vencer as próximas eleições.

Texto Anterior: Comparecimento em eleição do Haiti é baixo
Próximo Texto: EUA entram no 3º dia de 'fechamento'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.