São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA entram no 3º dia de 'fechamento'

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Cerca de 300 mil dos 2 milhões de funcionários públicos federais dos EUA vão ficar em casa a partir de hoje, sem salário, até que governo e oposição cheguem a um acordo sobre a questão do Orçamento.
O governo federal está parcialmente fechado desde a 0h de sábado. No fim-de-semana, os efeitos foram sentidos apenas por turistas: nenhum museu, parque ou monumento federal abriu.
Em novembro, 800 mil funcionários ficaram seis dias sem trabalhar também por causa do impasse sobre o Orçamento. O número desta vez é menor porque governo e oposição chegaram a acordos sobre partes do Orçamento.
Sob o efeito da atual paralisação encontram-se os departamentos de Comércio, Educação, Saúde, Habitação, Veteranos e Estado, a Nasa (a agência espacial) e a Agência de Proteção ao Ambiente.
O governo do Distrito de Colúmbia (equivalente ao Distrito Federal do Brasil) não vai fechar desta vez, como em novembro, porque a oposição concordou em nada exigir em troca de autorização para ele funcionar.
A emissão de passaportes e vistos e entrada nos Estados Unidos será restrita a casos considerados de extrema emergência.
O presidente Bill Clinton diz que vetará qualquer autorização para o funcionamento provisório do governo que chegue à sua mesa com qualquer tipo de condição. A oposição tem maioria no Congresso. O governo está sem Orçamento aprovado desde 1º de outubro, início do ano fiscal.
Brasil
Na sexta-feira, a assessoria de imprensa do consulado norte-americano em São Paulo informou que deve ser paralisada a emissão de vistos. O dia em que deve ocorrer a suspensão não está definido.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Projeção indica vitória do governo na Áustria
Próximo Texto: Governo vence eleição legislativa na Áustria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.