São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Realidade agrária; Reforma no ensino; Obra educativa; Pesos desiguais; Estereótipo; Omissão; Atendimento à criança; À espera da liberdade; Centro Tecnológico; Boas festas

Realidade agrária
"Parabenizamos a Folha por abrir espaço ao artigo 'Nostalgia agrária' (13/12), de Pedro Camargo Neto. Demonstra uma posição moderna da realidade agrária."
Guido José da Costa, presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Reforma no ensino
"Lendo a entrevista da secretária de Educação do Estado de São Paulo, Rose Neubauer (Folha, 10/12), defendendo a reforma no ensino do Estado, lembrei-me do que é comentário no meio dos educadores, segundo os quais a grande mudança ocorrida na educação brasileira nos últimos anos foi a cor do quadro: era preto, passou a verde. A secretária aponta como muito importante em sua reforma a divisão das séries por escola e o acréscimo de uma aula por dia para as crianças e, ainda, as chama de grandes mudanças. Essa 'grande reforma', somada à idéia do presidente da República de instalar antena parabólica nas escolas de ensino fundamental, só nos faz crer num futuro brilhante para o país, pelo menos enquanto os gênios do PSDB forem governo. Se essas bobagens são consideradas importantes para a educação, é sinal de que estamos, de fato, no reino da mediocridade."
Raimundo Nonato Neves de Menezes (Brasília, DF)

Obra educativa
"O artigo 'Chega de província', de Carlos Heitor Cony, sugeriu-me algumas observações. Paulo Maluf está introduzindo educação entre os moradores da cidade, com sadia colaboração empresarial. No Ibirapuera, bairro em que resido há três décadas, agora existem recipientes para lixo. Quando de sua instalação, poucas pessoas usavam esses coletores. Presenciei crianças (perdoáveis) e adultos (imperdoáveis) jogarem objetos ao lado das caixas, não dentro delas. Hoje, a situação está mudando, e para melhor, pois o processo educacional é lento, mas a cada degrau escalado torna-se irreversível. Cony mostrou o superficialismo das obras do prefeito carioca e eu tento mostrar como são profundas e educacionais as obras do burgomestre paulistano. Não sou filiado a qualquer agremiação política nem eleitor compromissado com eventuais candidatos. Sou apenas um cidadão brasileiro, com 71 anos."
Benedicto Ribeiro (São Paulo, SP)

Pesos desiguais
"Na edição da Folha de 13/12 foi publicada uma pequena nota relatando o fato de que um cortador de cana desempregado foi preso por ter matado um tamanduá-mirim fêmea para alimentar-se. Tudo bem que existam leis para proteger os animais, especialmente aqueles em vias de extinção. Porém, pergunto: qual a lei que protege o cidadão contra as falências fraudulentas e criminosas de certos bancos, onde grande parte da população, especialmente a raça conhecida como classe média, também em vias de extinção, mantém guardadas suas poupanças e seus salários?"
Carlos Emílio Vimercati (Rio de Janeiro, RJ)

Estereótipo
"Sobre a reportagem 'Secretaria ainda tem fama de rouba-marido' (3/12): ficamos surpresos com a manchete dada a um estereótipo totalmente incompatível com os parâmetros da modernidade. Independente de os termos 'ainda' e 'apesar da profissionalização' deixarem claro que os fatos citados se restringem a algumas situações, há um prejuízo institucional à profissão. Esclarecemos que as posturas enfocadas, aliadas a alguns termos depreciativos ('da velhota ciumenta até a loira boazuda e a feia perigosa'), são extremamente subjetivos e resquícios de um passado onde o processo de seleção se norteava por atributos femininos, e não profissionais. Em nome de todas as profissionais que representam esse perfil e que são formadoras de opinião nas empresas e na sociedade, protestamos contra o enfoque estereotipado."
Maria Elizabete Silva D'Elia, diretora de comunicações do Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Omissão
"Lemos, como sempre, a seção 'Ombudsman'. Domingo, 3/12, deparamos na rubrica 'moedas idem' com uma frágil admoestação à 'tungada' de que fomos vítimas todos os brasileiros/contribuintes. É que embora haja no artigo uma crítica à omissão da reportagem, o que se constata é um terrível pânico de toda imprensa (não se esperava tal silêncio da nossa Folha) em esconder que: a) um dos diretores de primeiro nível do Banco Nacional é filho do presidente da República; b) tal diretor é casado com membro da família proprietária dominante do capital do Banco Nacional (família Magalhães Pinto); c) o não-socorro ao Banco Nacional implicaria na responsabilidade patrimonial (certamente) e penal (possivelmente) do filho do presidente. A maquiagem das cores jamais irá dar mais conteúdo às notícias. E leitores querem notícias; sérias, ricas de teor, ainda que em preto e branco."
Brasil P.P. Salomão (Ribeirão Preto, SP)

Atendimento à criança
"Parabéns pelo editorial 'Parcerias para a infância' (6/12), pois o tema é de suma importância. A cidade de São Paulo já possui estrutura para fiscalizar todos os programas de atendimento às crianças e aos adolescentes: os Conselhos Tutelares. Em nossa cidade existem 20 Conselhos, que foram eleitos pelas comunidades."
Mauro Alves da Silva, diretor-presidente do Grêmio S.E.R. Sudeste (São Paulo, SP)

À espera da liberdade
"Neste Natal, gostaria de desejar a todos os nossos irmãos de língua portuguesa no Timor muita paz e muita esperança no dia da libertação, que ainda virá. Assim como outros povos (curdos, tibetanos, bósnios etc.), os timorenses são vítimas não só de uma ocupação considerada ilegal pela ONU como também da covardia da humanidade, que ainda considera os interesses econômicos acima dos princípios morais."
Hamilton Cruz Neves Jr. (São Paulo, SP)

Centro Tecnológico
"A Folha recebeu e agradece as mensagens de congratulações pela inauguração do Centro Tecnológico Gráfico-Folha de: Leon Frejda Szklarowsky, subprocurador-geral da Fazenda Nacional (Brasília, DF); Daniel Miguel Klabin, da Klabin Irmãos & Cia (Rio de Janeiro, RJ); Newton Cardoso, deputado federal (Brasília, DF); Assembléia Legislativa de São Paulo, (São Paulo, SP); Luiz Carlos da Silva, deputado estadual pelo PT-SP (São Paulo, SP); Jayme Gimenez, deputado estadual e presidente do diretório regional do PMDB (São Paulo, SP); Eduardo José Pereira Coelho, diretor de distribuição da Eletropaulo (São Paulo, SP); Laerte Vieira da Cunha, vice-chanceler do Arcebispado de São Paulo (São Paulo, SP); Câmara Municipal de João Pessoa (João Pessoa, PB); Câmara Municipal de Bragança Paulista (Bragança Paulista, SP); Walter Villela Pinto, presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá (Guaratinguetá, SP).

Boas festas
A Folha retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Cindy McCall, Hyatt Hotels Corporation; Paulus (São Paulo, SP); Madia Associados (São Paulo, SP); Home Style (São Paulo, SP); RW Rodeo's World Magazine (São Paulo, SP); Chrishna Van Wanrooj (São Paulo, SP); Lucio Almeida Prado de Castro; Luiz Lopes Advogados Associados (Santos, SP); Odilon Guedes, vereador pelo PT (São Paulo, SP); Copiadora Zona Norte Ltda. (São Paulo, SP); Caesar Park Hotels & Resorts (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Terrível realidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.