São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embrapa produz superfarinha de milho

JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A Embrapa está desenvolvendo uma farinha de milho solúvel, de baixo custo, enriquecida com vitaminas, cuja tecnologia poderá ser vendida para a iniciativa privada.
Segundo o pesquisador José Luís Ascheri, que coordena os testes com o novo produto, o custo de produção da farinha é de R$ 0,20 o quilo.
O produto é obtido pelo processo de extrusão termoplástica, pelo qual uma máquina, o extrusor, transforma a matéria-prima (no caso, o milho), por meio de cozimento, em pedaços graúdos.
Esses pedaços são moídos e transformados em farinha.
O milho, na forma de gritz (em pedaços pequenos), é cozido durante quatro a cinco segundos, a temperaturas entre 120 graus Celsius e 130 graus Celsius, sob alta pressão.
Para avaliar os efeitos da nova farinha sobre o crescimento das crianças, a Embrapa fez um convênio com a UnB (Universidade de Brasília), que está aplicando testes em creches do Distrito Federal.
A UnB acompanha peso e altura de crianças que tomam o mingau preparado com o produto desenvolvido pela Embrapa.
Três colheres de sopa da farinha, dissolvidas em um copo de água, são suficientes para o preparo de um mingau. A água pode ser substituída por leite.
O sabor, a solubilidade e a incorporação dos nutrientes à farinha de milho estão sendo pesquisados pela Fortitech, uma empresa de Campinas (SP).
"Queremos repassar a tecnologia de extrusão a pequenas e médias indústrias", afirma Ascheri.
Os pesquisadores do CTAA (Centro Tecnológico Agroindustrial de Alimentos), da Embrapa, no Rio de Janeiro, utilizaram, como matéria-prima da farinha, milho da variedade BR 451 QPM (alto valor protéico).
A BR 451 QPM tem valor elevado de lisina e triptofano, aminoácidos que se apresentam em baixos níveis na maioria dos cereais.
Asqueri diz que o CTAA vem desenvolvendo vários derivados de cereais de baixo custo de produção.
(José Alberto Gonçalves)

ONDE SABER MAIS:
Embrapa/CTAA, av. das Américas, 29.501, Cep 23020-470, Rio de Janeiro (RJ), tel. (021) 410-1353.

Texto Anterior: Chuvas em SP favorecem reservas hídricas do solo
Próximo Texto: Seca no Sul pode provocar quebra de até 10,6% na produção de grãos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.