São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seca no Sul pode provocar quebra de até 10,6% na produção de grãos

DA REPORTAGEM LOCAL

A estiagem na região Sul reduziu a estimativa de produção para a safra 95/96, divulgada na quinta-feira passada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Com base no levantamento feito entre 26 de novembro e o último dia 2, a Conab estima agora a produção entre 72,5 milhões e 74,3 milhões de t de grãos.
Na previsão mais pessimista, a queda em relação à safra passada chega a 10,6% e, na mais otimista, a 8,4%.
No Rio Grande do Sul, mais afetado pela seca, há reduções significativas nas previsões de colheita para o milho, especialmente nas lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo e granação, e a soja, em estágio inicial de plantio.
Segundo a Conab, agricultores no Rio Grande do Sul estão repassando seus tratores sobre as lavouras de milho afetadas pela seca.
Os prejuízos nas lavouras de soja podem crescer caso a estiagem se prolongue, pois o período de ideal de plantio, de acordo com as recomendações técnicas, encerrou-se no último final de semana.
Milho e algodão são os produtos com declínio mais acentuado no levantamento da Conab.
A primeira safra de milho no Centro-Sul deve somar entre 24,9 milhões e 25,7 milhões de t, com retração de até 18,5% sobre 94/95.

Texto Anterior: Embrapa produz superfarinha de milho
Próximo Texto: Haras Três Fronteiras tem média de R$ 8.700
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.