São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraná anuncia órgão para manter cavernas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O governo do Paraná anunciou a criação, em um mês, da Divisão de Sítios Especiais. O objetivo do novo órgão será cuidar da preservação e conservação de aproximadamente 350 cavernas no Estado.
As 160 cavernas localizadas na Grande Curitiba são as que correm maior risco de destruição devido à exploração do calcário.
Com a nova divisão, todos os pedidos de licenciamento ou renovação de atividades mineradoras receberão um parecer técnico para verificar a incidência de cavernas na área de exploração. "A divisão proporcionará maior agilidade e segurança no tratamento do patrimônio espeleológico", disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, José Andreguetto.
Segundo o instituto, parte das cavernas guarda vestígios de seres humanos e animais. Além da criação do órgão, um convênio entre o instituto, o Ibama e o grupo de estudos espeleológicos Açungui agilizará o cadastramento das cavernas para que sejam acompanhadas a conservação, recuperação ou exploração turística.

Texto Anterior: Seca gera emergência em 12 cidades de SC
Próximo Texto: Prefeito vai à Justiça contra dados do TCE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.