São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debate sobre juros derruba Bolsa de NY

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Bolsa de Valores de Nova York fechou ontem registrando perdas de mais de cem pontos no índice Dow Jones (média das 30 principais ações da Bolsa). Esta é a maior queda ocorrida na Bolsa desde 16 de novembro de 1987.
O Dow Jones fechou com queda de 101,52 pontos.
Segundo os analistas financeiros, as discussões sobre uma possível redução nos juros por parte do Fed (banco central dos EUA) é a principal causa da queda recorde.
O Fed deve baixar as taxas de juros do país a partir de janeiro de 1996. A redução será discutida hoje em Washington (EUA), durante a reunião anual do Comitê de Política Monetária norte-americano.
Segundo os analistas econômicos, a redução das taxas de juros devem ocorrer devido aos últimos resultados obtidos pela economia norte-americana.
No mês de novembro, mesmo tendo registrado inflação negativa, o país teve alta de 5,6% na taxa de desemprego.
Ainda segundo os analistas econômicos, a previsão é de que a moeda norte-americana não sofra consequências graves com a queda das taxas. Para os economistas, o dólar continuará sustentando os índices alcançados no mercado externo, não sofrendo baixas na Europa ou no Japão.
Empresariado
Uma pesquisa divulgada ontem pela consultoria norte-americana Cahners, afirma que os dados negativos não tiraram o otimismo dos empresários dos EUA quanto ao rumo que a economia do país deve tomar no próximo ano.
O estudo também aponta que a maioria das respostas otimistas dos empresários estão reforçadas pela confiança de que o Fed aprovará a redução nas taxas de juros.

Texto Anterior: Um fundo para a modernização do setor automotivo
Próximo Texto: México terá inflação de 52,3%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.