São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Europeus mostram a sua visão sobre Brasil

Christie's de Londres faz exposição de artes sobre o país

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

No século 17, o Brasil era um mundo desconhecido e suas paisagens exóticas inspiraram pintores e desenhistas europeus. Trezentos anos depois, o país permanece um mistério e, quem sabe, aqueles desenhos possam ajudar os europeus a desvendá-lo melhor.
É esta a idéia por trás da exposição "O Brasil Visto pelos Olhos dos Europeus", a ser inaugurada em 5 de janeiro próximo na galeria Christie's, a bicentenária casa de leilões de Londres.
Organizada pela embaixada do Brasil no Reino Unido, a mostra foi inspirada na exposição "O Brasil dos Viajantes", realizada em 1994 no Rio de Janeiro, em São Paulo e depois em Lisboa. As duas exposições estão baseadas em pesquisa coordenada pela professora Ana Maria Belluzzo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, sobre o Brasil colonial e imperial.
As obras -por vezes "distorcidas" pelo imaginário europeu em contato com os trópicos, por outras imbuídas de rigor científico e documental- retratam a flora, a fauna e a geografia brasileiras.
Mostram também a formação de uma sociedade marcada pela complexa relação entre índios, africanos e europeus, os primeiros séculos de história e o surgimento da paisagem urbana.
O público brasileiro já viu, aprendeu, divertiu-se e questionou este "Brasil dos Viajantes". Agora, será a vez dos europeus defrontarem-se com as visões ora fantasiosas ora acuradas de seus antepassados e, talvez, avaliarem os limites de seus próprios conhecimentos sobre o Brasil.
São cerca de cem obras de 17 artistas pertencentes a 16 coleções, em sua maioria brasileiras. Há também trabalhos emprestados por museus britânicos e pelo Museu do Prado, da Espanha.
Nem tudo o que será exibido em Londres foi visto no Brasil. Há um óleo inédito do pintor holandês Frans Post, "Cidade de Olinda no Brasil", da fundação brasileira Emma Gordon Klabin.
Também novidade é "Cena costeira, Rio de Janeiro", óleo sobre tela do francês Nicolas A. Taunay, do acervo do britânico Victoria & Albert Museum. Outro destaque são 15 aquarelas do inglês Sydney Parkinson, pertencentes ao Museu de História Natural de Londres.
"Londres é um importante centro cultural e formador de opinião pública. Decidimos montar aqui uma exposição que tivesse grande repercussão e que projetasse o Brasil no exterior", disse à Folha Rubens Barbosa, embaixador do Brasil no Reino Unido e idealizador do projeto.

Exposição: "O Brasil Visto pelos Olhos Europeus" (Brazil Through European Eyes)
Onde: Galeria Christie's. 8 King Street, Londres, SW1
Quando: De 5 a 26 de janeiro

Próximo Texto: Ingleses inventaram o pitoresco, diz curadora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.