São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo do crime deve ser exibido

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A rede privada de TV de Israel Canal 2 e o jornal "Yedioth Ahronoth" compraram por US$ 375 mil um vídeo amador que mostra o assassinato de Yitzhak Rabin.
Segundo a emissora, as imagens devem ser divulgadas hoje à noite. Os últimos 8 minutos da gravação, de 30 minutos, mostram o assassinato do premiê israelense.
A existência da fita foi revelada na semana passada.
A gravação foi vista por membros da comissão encarregada de investigar as falhas na segurança do primeiro-ministro que permitiram que Yigal Amir se aproximasse de Rabin e disparasse dois tiros contra ele à queima-roupa, em 4 de novembro.
Segundo jornalistas que tiveram acesso à fita, as imagens mostram Yigal Amir antes do crime rodeado por agentes do Shin Bet, que não se preocuparam com sua presença, além do momento do atentado, ocorrido em Tel Aviv.
A gravação foi feita por um cinegrafista amador, do alto de um prédio.
"Estamos falando de algo com grande valor público e de mídia", disse à Rádio Israel o diretor do Canal 2, Shalom Kital, que confirmou a aquisição.
Acredita-se que a emissora e o jornal israelenses vão recuperar o dinheiro gasto e ainda ter algum lucro com a venda dos direitos de exibição das imagens a emissoras estrangeiras.
A viúva de Rabin, Leah, afirmou não ter "o desejo, capacidade ou obrigação de ver o vídeo".

Texto Anterior: Julgamento de Amir começa hoje em Israel
Próximo Texto: Hamas e OLP tentam acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.