São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de assassinatos cai 12% nos EUA, diz FBI

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O número de assassinatos nos EUA decaiu 12% no primeiro semestre de 1995 em relação a igual período no ano anterior. É o maior declínio registrado em 35 anos.
Especialistas acham que o fenômeno se deve a uma combinação de fatores, entre eles acordos entre gangues de traficantes para dividir territórios e a prioridade da polícia em combater essas gangues.
Os crimes violentos em geral caíram 5% entre o primeiro semestre de 1995 e o mesmo período de 1994. Todos os crimes tiveram declínio de 1%.
Os números fazem parte de relatório anual da polícia federal dos EUA (FBI). Em 1994, esse relatório já havia apontado tendência de queda nas estatísticas de crime.
O elemento principal para a diminuição é o fato de que a geração do "baby-boom" (nascidos entre 1945 e 1960) está chegando a uma idade em que as pessoas em geral deixam de cometer crimes.
O número de assassinatos e de outros crimes violentos praticados por jovens tem aumentado nos últimos anos. O número absoluto de crimes diminuiu porque a quantidade de integrantes da geração "baby-boom" é muito grande.
(CELS)

Texto Anterior: Clinton veta tentativa de reabrir ministérios
Próximo Texto: Apuração dá vitória a governista no Haiti
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.