São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Trabalho infantil; Retificação; Versões errôneas; Memória brasileira; Títulos; Centro Tecnológico; Boas festas

Trabalho infantil
"Vimos cumprimentar a Folha , e, em particular, o jornalista Clóvis Rossi, pela reportagem 'Volks adota decisão contra trabalho infantil' (15/12). Porém, gostaríamos de fazer uma ressalva com relação às declarações do sr. Demerval Garcia, presidente da Abecitrus, que 'desconfia do envolvimento político muito claro da Abrinq em alusão ao fato de seu presidente, Oded Grajew, ser assumidamente do PT'. Oded Grajew é diretor-presidente da Fundação Abrinq e não da Abrinq, entidade que congrega os fabricantes de brinquedos. A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança é uma entidade cujos conselhos Administrativo, Consultivo e Diretoria são formados por empresários e profissionais dos mais variados setores e diversas tendências políticas. A Fundação Abrinq tem cerca de 2.000 empresas como parceiras, que colocam o bem-estar da criança brasileira acima de qualquer opção política. Nossa missão é lutar pelos direitos da criança, por isso nossa expectativa é a de que as empresas se empenhem na eliminação do trabalho infantil em sua cadeia produtiva e promovam projetos para que as crianças possam retornar ou continuar na escola. A nossa esperança é a de que a Abecitrus, e todas as empresas que tenham em sua cadeia produtiva a marca da mão da criança, tenham a mesma atitude corajosa da indústria de calçados de Franca e da Volkswagen, que decidiram estabelecer projetos para eliminar o trabalho infantil em sua cadeia produtiva e reconduzir as crianças à escola."
Guilherme Peirão Leal, presidente do Conselho Administrativo, Oded Grajew, diretor-presidente e Sergio Mindlin, vice-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (São Paulo, SP)

Retificação
"Gostaria de retificar a informação contida na reportagem 'FHC subestimou dificuldades para governar, diz Sarney' (18/12). Em texto assinado pela Reportagem Local, afirma-se que não houve retorno à ligação telefônica feita a mim pela repórter Gabriela Wolthers no final da tarde de domingo. Em apenas 15 minutos voltei a ligar para a repórter, informei que a dra. Thereza Lobo estava no Rio de Janeiro e que eu havia deixado recado, infelizmente não recebido a tempo de refazer o contato com a Redação da Folha em Brasília. Assim, fica claro que o atendimento à Folha foi imediato, embora não tenha sido possível à dra. Theresa Lobo retornar antes das 23h30, quando já não foi possível atender à solicitação deste jornal."
Ilara Viotti, assessora de imprensa do Programa Comunidade Solidária (Brasília, DF)

Versões errôneas
"Diante de versões de que a Importadora e Exportadora Irmãos Leffa Ltda., sociedade comercial com sede à rua Conde de Porto Alegre, 3.086, em Uruguaiana, RS, empresa dedicada ao transporte internacional de carga por caminhões e importação e exportação de frutas frescas e hortaliças, se encontra envolvida em contrabando entre Brasil e Argentina: de forma categórica se desmente que a referida empresa tenha responsabilidade penal ou civil em ação investigada pelo juiz federal Juan Angel Oliva, da cidade argentina de Pasos de Los Libres; nada consta contra a empresa, pois houve negligência de informações entre as aduanas de Corrientes e Pasos de Los Libres, Argentina."
Neri Leffa Behenck (Uruguaiana, RS)

Memória brasileira
"A interdição pela Justiça da monumental obra de Ruy Castro, 'A Estrela Solitária', além de ferir o dispositivo constitucional que garante a liberdade de expressão é um atentado brutal contra a memória brasileira."
Roberto Iemini de Carvalho (Três Corações, MG)

Títulos
"Esclareço aos leitores deste jornal, e solicito correção na seção 'Erramos', que o Clube de Regatas Flamengo, ao contrário do que a Folha vem publicando constantemente, foi campeão brasileiro cinco vezes, em 1980, 82, 83, 87 e 92. Em 1987 o Sport Clube Recife foi campeão brasileiro da série 'B'."
Henrique Mauricio Campos e Rafael Isac Campos (Goiânia, GO)

Nota da Redação - O Flamengo foi campeão em 1980, 82, 83 e 92. Em 1987, a primeira divisão do Brasileiro esteve dividida em dois grupos: verde e amarelo. No verde, os dois primeiros foram Flamengo e Internacional-RS; no amarelo, Sport e Guarani. Pelo regulamento daquela competição, os quatro times se enfrentariam para definir o campeão. Flamengo e Inter se recusaram a participar do quadrangular. O Sport derrotou o Guarani e ficou com o título, reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol e pela Fifa, o máximo órgão do futebol.

Centro Tecnológico
"Na inauguração do Centro Gráfico da Folha só faltou Fernando Collor de Mello. Estava mais para Rede Globo. Primeiro, segundo, terceiro e quarto podres poderes."
Enoc Ferreira Filho (Sete Lagoas, MG)

"Aproveitando a inauguração do novo CTG-Folha (o maior parque de jornais da América Latina), não tenho dúvidas de que a Revista da Folha volte a circular na Grande São Paulo, pondo fim à falta de consideração com os leitores da região."
Jardel Turgante (Osasco, SP)

Boas festas
A Folha retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Federação Brasileira das Associações dos Bancos -Febraban (São Paulo, SP); Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical (São Paulo, SP); Luciano Callegari SBT, superintendente artístico e operacional do SBT -Sistema Brasileiro de Televisão (São Paulo, SP); Roberto Civita, Ricardo A. Setti, Sergio Reis e Thomaz Souto Correa, do Grupo Abril (São Paulo, SP); Yael Ravia, cônsul de Israel; Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo, SP); American Express Travelers Cheques; Renata Moreno, Caesar Park (São Paulo, SP); João Dória Jr. (São Paulo, SP); Leon Frejda Szklarowsky, subprocurador-geral da Fazenda Nacional (Brasília, DF); Origami Kirigami (São Paulo, SP); SP); Julio Cesar da Costa (São Paulo, SP).

Texto Anterior: O suicídio dos guaranis e os direitos humanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.