São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadro é restaurado com solvente e álcool

DA SUCURSAL DO RIO

Com autorização da Fundação Miró, o CCBB restaurou na madrugada de ontem a tela "Mulheres na Rua".
A restauradora Silvia Bazzoni foi contratada pelo CCBB para o trabalho, que se estendeu das 22h de segunda-feira até 6h de ontem.
Bazzoni usou uma mistura do solvente tolueno e de álcool para dissolver a tinta e retirou o material com um estilete.
A mancha restante foi lavada com um preparado com ação equivalente à de um sabão neutro. A restauradora fez pequenos retoques com aquarela no fundo branco.
A tela, que tem as duas mãos de Miró impressas, é avaliada em US$ 1 milhão. A terceira mão foi colocada no meio do quadro, a 15 centímetros da margem direita.
A peça fazia parte da mostra "Caminhos da Expressão". A exposição, incluindo a tela recuperada, segue hoje para São Paulo.
A diretora da Fundação Miró, Aina Bibiloni, chegou ao Rio anteontem e acompanhou os testes de restauração, autorizando que o trabalho fosse feito no Brasil.
"Tinha que ser feito rápido, enquanto a tinta não estava seca", disse Bazzoni. Segundo o diretor do CCBB, Cláudio Vasconcelos, as câmeras de TV das salas não conseguiram captar o momento em que a tela foi danificada.

Texto Anterior: Preso acusado de danificar obra de Miró
Próximo Texto: Dois são mortos em hotel cinco estrelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.