São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário de Saúde é acusado de fraudar SUS

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

O secretário de Saúde da Paraíba, Paulo Pedro Carvalho Montenegro, está sendo acusado de fraudar AIHs (autorizações de internação hospitalar) do SUS (Sistema Único de Saúde).
Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembléia Legislativa da Paraíba responsabiliza Montenegro pela duplicidade de partos em 1988 nos hospitais das cidades vizinhas de Santana dos Garrotes e Piancó (a 380 km de João Pessoa).
Segundo a CPI, 26 mulheres fizeram parto duas vezes do mesmo bebê no hospital Felizardo Dantas, em Santana, e no Centro Hospitalar de Piancó, que pertencia a Montenegro. Na época, ele coordenava ainda o 9º Núcleo da Secretaria de Saúde, responsável pelo controle das estatísticas dos hospitais da região.
O presidente da CPI, deputado José Romero de Almeida Ferreira (PSDB), disse que Montenegro "aproveitava" dados fornecidos pelo hospital de Santana -que não era credenciado pelo SUS- no hospital de Piancó -credenciado- e fazia a cobrança das AIHs.
O deputado forneceu à Agência Folha cópias dos prontuários dos dois hospitais.
No Felizardo Dantas, Ana Goreth da Silva, na época com 23 anos, teve um bebê às 23h do dia 11 de março de 88. Prontuário do Centro Hospitalar de Piancó informa que Ana foi internada em 12 de março de 1988 e teve seu bebê à 1h55. O prontuário é assinado pelo médico Paulo Montenegro, que também assina a AIH.
Jacilene Fernandes, na época com 19 anos, foi internada à 0h30 de 10 de março de 88, segundo prontuário do Felizardo Dantas. Em 11 de março, segundo prontuário do Centro Hospitalar de Piancó, ela deu à luz um bebê, às 12h25. O prontuário também é assinado por Montenegro.

Texto Anterior: Padre é condenado por atentado ao pudor
Próximo Texto: Belém ganha 5 ônibus com ar-condicionado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.