São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportador de café perde US$ 35 mi

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil deixa de embolsar neste ano US$ 35 milhões com as exportações de café solúvel e, a partir de fevereiro, vai ter de importar o grão verde para cobrir o déficit de produto no mercado interno.
A constatação é de Sérgio Coimbra, presidente da Abics (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel). Ele leva em conta nos seus cálculos que o país poderia ter repetido o volume de exportações do ano passado (62,1 mil toneladas), caso não tivesse de ter de enfrentar a quebra da safra.
É que a alta de 24% no preço da matéria-prima, somada a um aumento de 60% no custo das embalagens e de 22,7% na mão-de-obra, durante este ano, encareceram o produto. Além disso, o café brasileiro exportado para o Mercado Comum Europeu é sobretaxado em 9%. Enquanto isso, o café solúvel da Colômbia, por exemplo, é isento de impostos.

Texto Anterior: Preço de combustível cai 1,5% em janeiro; Faturamento da BR cresce 12% neste ano; Pequena indústria não paga o 13º salário hoje
Próximo Texto: Bolsa paulista fecha em baixa de 0,51%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.