São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presentes "coletivos" lideram vendas

FÁTIMA FERNANDES; MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os produtos que podem ser usados por toda a família são os campeões de vendas neste Natal.
Entre eles destacam-se os aparelhos de som, jogos de malas, perfumes, videogames, televisores, geladeiras e ventiladores.
"Estamos vendendo mais videogames do que bicicletas. É que os jogos distraem toda a família e custam a metade do preço da bicicleta", diz Natale Dalla Vecchia, sócio da Loja Cem.
Assim como as geladeiras de uma porta, a venda de videogames superou as expectativas na sua rede de lojas.
Até ontem a empresa tinha comercializado 5.000 videogames e a estimativa inicial era vender a metade. Já no caso das bicicletas, tudo indica que a meta de vender 28 mil unidades não deve ser alcançada neste Natal.
O preço de um jogo eletrônico varia entre R$ 83 e R$ 260. Já uma bicicleta custa quase o dobro: está na faixa de R$ 160 a R$ 440 na sua loja.
A Casas Bahia informa que o produto de maior sucesso neste mês é o ventilador, que na sua rede custa em média R$ 47,50.
"Do dia 1º ao dia 15, vendemos 18 mil unidades. É muito", diz Michael Klein, diretor.
Na Zarty, especializada em eletroeletrônicos, o aparelho de som portátil com laser, que sai por R$ 250,00, lidera a venda.
Também o mini-system de R$ 700 está sendo muito procurado neste mês. "O preço desse produto caiu de R$ 1.200 em 1994 para R$ 700 neste ano", diz Mauro Zucato, proprietário.
Na Le Postiche, a estrela deste Natal é o "trio perfeito". Trata-se de um jogo para viagem (uma mala de 60 centímetros, uma sacola e uma mala de bordo com rodinhas) que sai por R$ 99.
Segundo Gersio Bonadio, gerente de suprimentos da empresa, além de o preço ser em conta, o apelo de vendas desse produto é que ele pode ser usado não só por quem ganha, mas pela família.
O jogo, desenvolvido em parceira com uma fábrica de malas, foi feito sob medida para o cliente da loja. "A previsão inicial era vender 5.000 jogos, mas já comercializamos 8.000 até agora. Em lojas pequenas, chegamos a vender 60 jogos em apenas um dia."
Na análise dos lojistas, o consumidor está mais cauteloso neste Natal. Por isso, ele está procurando dar um presente que sirva para mais de uma pessoa da família e que se encaixe perfeitamente no seu orçamento.
"Estamos vendendo muito bem neste mês a linha de televisores de tela grande. É que, como os mini-systems, os preços desses produtos despencaram", diz Zucato.
Uma TV de tela grande custava R$ 1.000 no ano passado e agora sai por R$ 750", afirma Zucato.
Na Loja Cem, a geladeira de uma porta, a mais simples, é outro produto que está tendo muita saída. Tanto é que a empresa ontem tratava com os fornecedores a reposição dos estoques, o que é atípico para esta época do ano.

Texto Anterior: Bolsa paulista fecha em baixa de 0,51%
Próximo Texto: Produto barato atrai cliente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.