São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verônica homenageia mulheres em novo disco

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Verônica Sabino faz uma homenagem às mulheres em seu novo disco, "Vênus" -quinto trabalho solo da cantora, lançado na semana passada.
Interpretando doze canções de doze compositoras, ela tenta extrair e expressar a essência deste variado universo feminino -que vai de Adriana Calcanhoto a dona Ivone Lara.
O resultado é, a despeito da diversidade entre as compositoras, bastante linear. Basicamente, por conta da interpretação de Verônica -sempre no mesmo tom, independente de se tratar de um samba ou de uma balada pop.
"Minha intenção era captar o aspecto feminino dessas compositoras e levá-lo para todo o disco, tanto com uma interpretação suave quanto com o tratamento sonoro dos arranjos", diz ela.
Aos 35 anos, Verônica diz que este disco é uma idéia antiga. Algumas músicas do repertório estavam escolhidas há tempos. "Lua Branca", de Chiquinha Gonzaga, é um desses casos e sempre frequentou os shows da cantora.
Maysa era outra fixação de Verônica -mas, segundo ela, a gravação do disco não foi em um "momento muito Maysa" (entenda-se "denso").
"Acabei colocando apenas um trecho de 'Rindo de Mim', à capela, para abrir 'Lua Branca"', diz ela. "Combinou, já que as duas tratam sobre o mesmo tema."
A dupla de compositoras Zélia Duncan e Lucina aparecem em duas canções: "Sem Suspiros", com percussão e ritmo mais marcantes, e "Fim", que fecha o disco, só com piano e voz.
Uma composição dos anos 70 de Rita Lee, "Luz del Fuego", abre o disco. "Adoro tudo da Rita Lee e ela não poderia ficar fora do disco", diz Verônica.
Completam o repertório, entre outras, "Coração, por que Choras?", de Ivone Lara, e "Tardes", de Adriana Calcanhoto.
A cantora faz shows do novo disco a partir de fevereiro, no Rio, e em abril, em São Paulo.
(MSz)

Disco: Vênus
Intérprete: Verônica Sabino
Gravadora: Warner Music
Preço: R$ 15 (O CD, em média)

Texto Anterior: Vídeo mostra obras de artista plástico
Próximo Texto: Bomba! A Dorothea derrubou o peru!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.