São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo mostra obras de artista plástico

DA REPORTAGEM LOCAL

Vídeo: O Oco
Direção: Luiz Felipe de Sá
Lançamento: hoje, às 19h30.
Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149, Jardins. Tel. 011/238-1700)
Ingresso: Gratuito. Retirar senha 30 minutos antes na recepção

Os trabalhos do artista plástico carioca Nelson Félix estão no vídeo "O Oco"-realizado por Luiz Felipe de Sá-, que será lançado hoje, no Instituto Cultural Itaú.
O vídeo integra a série Rioarte Vídeo/Arte Contemporânea e registra a produção do artista plástico nos últimos dez anos.
O eixo do vídeo são cinco trabalhos específicos: "Grande Budha" (1985), "Grafite" (1989), "Série Gênesis" (1988/1991), "Vazio" (1991) e "Mesas" (1995).
"Não é um documentário sobre o escultor, nem somente sobre suas esculturas. Procurei dialogar com a obra", diz o diretor Luiz Felipe de Sá. Ele diz que as esculturas de Nelson Félix são "obras que acontecem no tempo".
"O 'Grande Budha' é um jequitibá envolto por garras de aço. A idéia é acompanhar o desenvolvimento da árvore até que o alargamento e crescimento do tronco envolva os objetos de aço", afirma Sá. Uma simulação por computador mostra o crescimento da árvore durante 250 anos.
A interferência na natureza é a idéia central do trabalho de Félix. Há a cena de um mini-buda de ouro sendo inserido dentro de um cachorro, numa sala de cirurgia. Outra cena mostra um diamante dentro de uma ostra.
"É a inversão de um objeto morto num ser vivo, que se torna morto, e o objeto morto que se torna a própria obra", diz o escultor Nelson Félix.
Além das obras, o vídeo mostra encontros com fisioculturistas em academias de ginástica, visitas a estúdios de tatuagem, "body-piercing", salas de depilação e de cirurgia plástica.
"Mostramos imagens de atos culturais com os quais as pessoas convivem sem sequer se chocar mais com eles", afirma Félix.
O funcionamento de partes do corpo humano é umas das obsessões do artista.
Em "Vazio" ele esculpe o sistema nervoso destacando uma região do cérebro oca. Na série "Mesas", ele associa mesas e toalhas com as glândulas.

Texto Anterior: Produtor servo-croata mudou estilo do cantor
Próximo Texto: Verônica homenageia mulheres em novo disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.