São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço ajuda a criar jornal na Internet

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DA FOLHA ONLINE

"Crayon" é uma maneira bastante rápida e interessante de conseguir notícias via Internet sobre uma grande variedade de assuntos -e sem pagar nada.
O nome é uma sigla para "CReAte Your Own Newspaper" (crie o seu próprio jornal). Para chegar lá, o interessado deve navegar para o endereço http://www.eg.bucknell. edu/~boulter/crayon/, na World Wide Web, a parte multimídia da rede mundial de computadores.
A página traz informações que explicam como funciona o serviço e o que pode ser encontrado lá.
Se preferir, dá para descer de uma vez até o ponto onde estão as diversas seções.
O usuário pode escolher, por exemplo, notícias internacionais, esporte, ciência e tecnologia, previsão do tempo, entretenimento e até alguns dos quadrinhos mais famosos do mundo.
A origem do noticiário é bastante variada, indo do "St. Petersburg Press" (jornal da Rússia) até o "USA Today", passando pela revista "Time" e até pela Nasa (agência espacial dos EUA).
Para cada uma das seções, o usuário dispõe de várias fontes, podendo escolher todas ou apenas algumas delas.
O nome do jornal e a ordem em das seções também podem ser personalizado pelo usuário.
Uma vez feitas todas as escolhas, o "Crayon" produz uma página em "HTML" (sigla em inglês para linguagem de marcação de hipertexto -a principal linguagem de definição de páginas na Internet).
O boletim contém índices no começo e no final -que traz as seções na ordem que foi definida pelo usuário-, o que facilita a navegação pela sua página.
O arquivo criado é uma espécie de primeira página do jornal. Traz os nomes das seções e subseções, que funcionam como links, dando acesso às respectivas informações.
Esses links remetem às páginas dos meios de comunicação que produziram cada uma das notícias escolhidas pelo usuário na Web.
O arquivo criado pelo "Crayon" pode ser gravado no seu disco, para ser lido mais tarde.
Além da vantagem óbvia de se poder ler o resultado depois -no caso de o jornal ser muito grande-, isso garante notícias sempre atualizadas, pois, como as notícias estão dispostas na forma de links para os meios de comunicação, qualquer atualização feita nos documentos de origem será também realizada no boletim.
Dessa forma, se o usuário escolheu uma página da ESPN na sua seção de esportes, ela será atualizada cada vez que a ESPN atualizar seu noticiário na Web.

Texto Anterior: Rali terá diário de bordo em tempo real
Próximo Texto: Usuário pode incluir textos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.