São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rali terá diário de bordo em tempo real

DANIEL JAPIASSU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os pilotos brasileiros que disputarão o rali Granada-Dacar vão mandar notícias via Internet.
O rali envolve motos, carros e caminhões, que saem de Granada (Espanha) e percorrem o deserto do Saara até Dacar, no Senegal -um total de 7.579 km.
Os pilotos Klever Kolberg e André e Jean Azevedo montaram uma operação inédita e transmitirão a prova desde suas motos.
"Estamos levando um ThinkPad 360CE (micro portátil da IBM), que será usado para enviar informações, em tempo real, sobre o rali, explica Kolberg.
O equipamento estará conectado, via antena e conversor, ao sistema de satélites RodoSat, que repassará os dados para o endereço da equipe na World Wide Web (seção multimídia da Internet).
O RodoSat é capaz de localizar a equipe em qualquer ponto do deserto e transmitirá aos pilotos todos os recados registrados na Web.
Além do micro, Kolberg levará uma câmera fotográfica digital QuickTake, da Apple.
O equipamento grava as fotos tiradas durante a prova em um chip de memória. Depois, basta passá-las para o micro e enviar as imagens via satélite.
Há, atualmente, cerca de 40 home pages (páginas da Web) sobre o Granada-Dacar na rede mundial, mas a da trupe brasileira será a primeira a narrar a prova.
O endereço de Kolberg e dos irmãos Azevedo na Internet está sendo desenvolvido pela IBM e será divulgado pouco antes do início do rali.
Quem quiser saber um pouco mais sobre a história da prova pode conectar o endereço dos organizadores da competição na Internet (http://www.dakar.com).
Mais informações podem ser obtidas na Dakar Promoções, tel. (011) 857-6883.

Texto Anterior: Avalie as opções disponíveis
Próximo Texto: Serviço ajuda a criar jornal na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.